#ResenhaAvessodoCaos A Incrível arte de desapegar

06:00

Sabe quando você fica enrolando para terminar um livro e começa até a ler outras coisas no meio do caminho? 
Foi o que aconteceu comigo. Quando vi o título desse livro da Cherrine Cardoso eu fiquei animada. Estava iniciando o Setembro do Desapego e pensei que poderia ser um outro olhar sobre o tema complementando o Jogue Fora 50 Coisas. Mas não foi bem assim. Preciso ser sincera, pela primeira vez aqui no blog eu preciso dizer que não gostei do livro. 

O livro é repetitivo e não se aprofunda nas questões. Ele se propõe a dar soluções e dicas úteis para vencer o desapego mas não achei muito eficiente nesse propósito.

O livro fala sobre os vários tipos de apego (emocional, material, ao corpo físico, à vida profissional, a lugares, a tecnologias e a idéia de desapegar) e como funcionam e argumenta o lado negativo de cada um. Mas a argumentação não se aprofunda a ponto de apoiar quem de fato precisa desse auxílio, pelo menos a meu ver.

As partes finais foram as que mais gostei. Falando sobre as mudanças históricas de comportamento nas várias gerações e como elas podem ter afetado de maneira geral a visão de cada indivíduo sobre o apego. Uma reflexão bem interessante para os relacionamentos entre as gerações inclusive comercialmente. Bom insight também sobre mudanças e escolhas e como o apego pode incluenciar na forma como você lida com elas te impedindo por exemplo de viver as oportunidades que a vida lhe apresente plenamente.

Algumas frases que marquei que gostei também são:
  • "Crie laços, não nós". Sobre o apego nas amizades.
  • "O que você tem não resume quem você é". Sobre o apego material
  • "Algumas pessoas anseiam por mudanças constantemente. São pessoas inquietas, não desapegadas. Para ser desapegada, a pessoa analisa antes" sobre o apego a lugares. Eu realmente acredito que o desapego tem mesmo a ver com a escolha. A decisão por deixar algo ir.

É isso. Peço desculpas se você esperava uma boa razão para ler o livro. Meu conselho é: não gaste dinheiro com ele, invista no Jogue For a 50 coisas. Se ainda assim quiser ler o livro eu te empresto, ou melhor, posso desapegar dele dando para você!  ;)

Você já leu esse livro? O que achou? Concorda comigo ou discorda? Pode falar...afinal são as diferenças que nos fazem crescer! 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ei Alice, eu também não gosto de 'ter' que falar mal de um livro, mas as vezes acontece né!
    E é uma pena que eu não more perto de você, ia adorar aproveitar seu desapego e ler um tipo de livro que não li até hoje, algo que fale diretamente sobre organização.
    Bjo!, Anap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana!
      Se quer indicação de livros sobre organização tenho vários outros bem melhores pra te indicar. Me manda um email para alice@avessodocaos.com.br que eu te mando umas dicas. ;)

      Excluir
  2. Alice, eu li o livro e adorei. Visões diferentes, não é mesmo? Já li vários outros sobre desapego. Este, como proposta inicial para despertar a ideia sobre o assunto, achei bem válido.

    Agora quero ler o Jogue Fora 50 coisas, que até já comprei, só me falta tempo para me dedicar... Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia! Sempre bom ver visões diferentes, não é? Pensando realmente como um pontapé inicial acho que é valido sim. O problema pra mim é ela ter escrito que se propõe a dar soluções e dicas úteis para vencer o desapego. Isso eu não vi. hehehehe
      Leia mesmo o Jogue fora 50 coisas. Eu acho ele sensacional. Depois me conta o que achou. Fiz uma resenha dele aqui também, já viu?
      http://www.avessodocaos.com.br/2015/10/resenhaavessodocaos-livro-jogue-fora-50.html

      Excluir
  3. oi

    ultimamente tenho seguido essa lista:
    http://www.organizesuavida.com.br/cursos/wp-content/uploads/2014/09/Bibliografia-Livros-de-Organiza%C3%A7%C3%A3o.pdf

    tomara que um dia vc publique a sua.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que legal essa lista...vou dar uma olhada nos que eu ainda não tiver lido.
      Se você filtrar #ResenhaAvessodoCaos vai ver todos os que eu já li por aqui. Mas vou trabalhar em um PDF com minhas indicações de livro, pode deixar! Você já está na minha newletter? Por lá fica mais fácil me comunicar com você.
      Bjo!

      Excluir
    2. essa lista da que nao existe, poderia coloca-la aqui?

      Excluir
    3. Acho que o site saiu do ar, como não é meu, não sei como te ajudar. Mas eu tenho um e-book sobre livros de organização, dá uma olhada: https://ofertas.avessodocaos.com.br/bibliotecadealice

      Excluir
  4. obrigada pela opiniao do livro ... eu estou tentando desapegar.. queria umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magaly! Que bom que gostou! Eu faço todo ano um desafio sobre desapego, ano que vem recomendo que você participe. De qualquer forma, tenho um e-book sobre o assunto: https://ofertas.avessodocaos.com.br/ebook-desapego
      E tenho alguns vídeos no youtube também: https://www.youtube.com/playlist?list=PLb21oyI7LVLnrI0vVowkwo1O5OFX5e33p

      Excluir

Sou associada ANPOP