Os aspectos psicológicos da organização

05:00


Organizar é mais do que lidar com o espaço e sua funcionalidade ou a rotina e sua otimização.

Você sabia que 71% das pessoas que procuram terapia e tem algum sofrimento psíquico são desorganizadas na casa e no trabalho e reclamam do alto nível de stress na vida? E dessas pessoas, 65% avaliam a casa como desorganizada?
Pesquisas na área de Psicologia demonstram que existe uma relação estreita entre a organização de ambientes e o nível de stress e desenvolvimento de sintomas psíquicos (Giuliani, 2004; Huang, 2004).

Ou seja, se organizar é também lidar com a saúde mental, com a dimensão simbólica dos objetos e das atividades.
No final de Outubro eu fiz um curso com a querida Marcia Praga do Espaço Vida sobre as contribuições da psicologia para os profissionais de organização que me fez pensar nessa relação entre a bagunça física e a bagunça mental. Intuitivamente esse insight já existia pois eu mesma me sinto sempre muito agoniada e estressada quando meu ambiente está desorganizado ou mesmo produzo menos quando estou com as atividades desordenadas. O que a Marcia fez foi me abrir os olhos para o inverso, que a bagunça fisica pode ser um reflexo também do caos interno.

O  ponto de acordo com a psicologia é que os objetos e atividades possuem um aspecto simbólico, reflexo concreto de um gatilho emocional.

Muito abstrato? Calma, eu vou dar um exemplo extremo para deixar mais claro. Acontece por exemplo com pessoas que perdem familiares de entulhar os objetos que pertenciam a pessoa no quarto que pertencia a pessoa e esse espaço acaba virando o cantinho da bagunça na casa. O ambiente desorganizado é causado pela dor do vazio da perda daquele ente querido. Organizar esse espaço portanto vira um entrave as vezes pois força a pessoa a lidar com a perda desse familiar que ela estava evitando.

Pode parecer exagero o exemplo mas o objetivo é te fazer pensar sobre os motivos por trás da sua bagunça. Será que os objetos acumulados não estão te servindo a algum proposito maior? Encobrir alguma falta, ou esconder algum aspecto da sua vida que você não quer olhar nesse momento?

Eu não sou psicóloga, nem tenho intenção de me meter nesses aspectos da mente, mas como profissional de organização acho importante fomentar essa reflexão. Até porque a maioria das pessoas diz que quer se organizar mas não se move nessa direção e ao mesmo tempo tem dificuldade em perceber o motivo. Nesse caso é importante se perguntar a que serve a sua desorganização como disse acima e também perceber se não existe também o medo da mudança. Isso porque mudar é correr risco. É um salto no desconhecido, ainda que você tenha a certeza de que o resultado final será positivo. Ainda assim você sabe que vai sentir aquele frio na barriga. E o medo trava.

Se você identifica isso, se você percebe o que te trava, o medo vai embora. Ou ele fica pequenininho e você pode dar as mãos a ele e seguir em frente. Porque ninguem se organiza sem se desorganizar. É preciso aquele mergulho no caos para revirá-lo do avesso.


Vamos juntos?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Muito interessante esse post! Já tinha percebido o quanto me dedicar a organização da minha vida, da minha casa me ajudava a superar momentos de tristeza e ansiedade, mas não sabia que já existiam pesquisas que comprovam isso. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Josi!
      Tá vendo? A relação é direta e as consequencias são sempre positivas, apesar de nem sempre ser um movimento fácil. Bem vinda ao clube! ;) Aproveita e compartilha com algum amigo ou amiga que esteja precisando.
      Já viu um outro post que escrevi aqui sobre auto-conhecimento? É bem legal também, você pode gostar. Bjo grande!

      Excluir
    2. Vi o post de auto-conhecimento também, estou pulando de um para o outro kkkkkk chegou em uma hora que eu estou buscando mesmo me conhecer e desenvolver pessoalmente. Estou amando seu blog, parabéns por todo trabalho e conteúdo! Bjo

      Excluir
    3. Que delicia Josi! Obrigada pelo carinho. Conte comigo! Qualquer dúvida ou ideia para post é só falar! ;)

      Excluir

Sou associada ANPOP