Como eu faço - a organização por trás do conteúdo

05:00

Eu escrevo e crio conteúdo sobre organização diariamente. Se você me acompanha sabe que posto diariamente no Instagram e no Facebook e aqui no blog e na newsletter escrevo uma vez por semana. Manter essa regularidade requer muita organização e acho que essas dicas de como eu faço, apesar de soarem apenas como bastidores do meu trabalho na verdade podem te ajudar muito na sua vida. Seja você um produtor de conteúdo como eu ou alguém querendo fazer mais com o seu tempo.
  • Disciplina e regularidade. Eu escrevo e crio um pouco todo dia. Tem dias mais fáceis em que surgem ideias e inspirações rápido eu faço uma série de posts, outros dias são mais difíceis e eu acabo não conseguindo escrever ou desenvolver uma ideia muito. O mais importante é separar um tempo, me comprometer com ele e seguir diariamente. Não ache que esse tempo diário é bonitinho, sentada no homeoffice com o notebook. Ás vezes é no bloco de notas que carrego na bolsa no metro a caminho do trabalho, em outras é no celular enquanto espero o atendimento de uma consulta, de vez em quando aproveito do meu horário de almoço, ou como agora, estou escrevendo com o notebook no colo enquanto meu marido assiste o jornal na tv. Levando para sua vida, qualquer que seja o seu objetivo, um pouco de cada vez desde que sempre é sempre uma boa ideia.
  • Ter muito claro o escopo do que precisa ser feito. Quando eu comecei a escrever sobre organização eu decidi que queria fazer diferente. Queria usar a criatividade, simplicidade, levar um pouco de mim para isso. Pensei no que gostaria de escrever, me coloquei no lugar das pessoas, pesquisei e defini categorias de posts. A foto que ilustra esse post tem a lista dos temas em que dividi a produção diária de conteúdo. Como são temas diferentes, isso me dá uma certa liberdade de criação. Nos meus momentos diários de escrita eu vou escrevendo seguindo esse escopo o que conduz a escrita e leva a uma maior produtividade. É preciso investir um tempo em estruturar o que precisa ser feito para alcançar seu objetivo, entender a situação e todas as variáveis envolvidas. É isso que faz com que seu dia seja mais produtivo.
  • Antecipação e planejamento. Depender da inspiração não é nada sábio. Por isso eu escrevo diariamente mas vou juntando posts e ideias. Daí uma vez por semana, vejo o que eu produzi, distribuo nos dias, vejo se apareceu algum tema ou ideia nova e acrescento para fazer sentido e estar atualizado. Eu tento ter sempre uma semana de antecipação. Isso me dá uma margem de manobra para lidar com o inesperado.
  • Delegar e programar. Com antecipação eu consigo salvar como rascunho o que escrevo e usar algumas ferramentas para planejar que sejam postados na data e hora que eu desejo. Tenho também semanalmente a participação de pessoas no #meuchegadecaos com sua visão pessoal sobre organização e eu estou sempre fazendo novos convites e recebendo material para compor os posts. Delegar e programar reduz o esforço, deixando você livre para focar no que realmente importa.
  • Usar listas e calendário. Tenho uma lista de ideias para compor posts e uso um calendário para planejar quando postar o que. Eu ando com isso onde vou pois nunca se sabe quando uma ideia vai surgir ou quando irá surgir um tempinho para revisar o planejamento. Ter ferramentas de controle sempre a mão te ajudam a manter a organização em dia e otimizar o tempo.
  • Abrir espaço para a inspiração. As ideias, você já deve ter percebido, aparecem quando menos se espera. Segundo Picasso a inspiração existe mas precisa te encontrar trabalhando. Não vamos ignorar Picasso, certo? Então disciplina, regularidade e espaço para a inspiração. Espaço também para o inesperado te surpreender positivamente ou não. Coisas vão fugir ao seu controle, você não vai conseguir prever tudo, então tenha sempre uma folga. Eu tiro de vez em quando um dia só pra mim, para fazer o que der na telha. As vezes nada. É o ócio criativo e funciona bem pra mim. Aquele tempo oxigenando a mente faz surgir soluções para os problemas mais variados. Experimente.
Bom, isso é parte de como eu faço e é o que funciona para mim. Para você pode ser diferente. Não existe certo e errado. O que eu sei é que quando a gente prioriza algo na nossa vida e leva aquilo a sério de verdade, a coisa flui.

Se você também produz conteúdo, comenta aqui como se organiza para isso. Se não comenta também me dizendo se essas dicas foram úteis para você.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Linda Alice, amei o post! Sigo a mesma linha que você! Beijokas te admiro muitāo :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Diva! Que bom que estamos no mesmo caminho! ;)
    A admiração é mútua! :*

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP