Auto-conhecimento e organização

05:00

Temos o hábito de procurar resposta para nossos problemas nos outros, no mundo, nas circunstâncias, na sociedade, em frases prontas. Acontece que boa parte das vezes a solução pode estar em nos mesmos, na forma como lidamos com o nosso dia-a-dia, com as pessoas a nossa volta, com os objetos, com a nossa casa. Filosófico demais e nada a ver com organização? Engano seu, hoje é dia de falar sobre como o auto-conhecimento pode ser a chave para colocar a vida em ordem, literalmente.
No processo de organização que eu costumo aplicar (falei um pouco sobre a metodologia nesse posts aqui) um passo importante é o que eu chamo de "Mergulho no Caos". Isso nada mais é do que um mergulho em si mesmo para conseguir se organizar de verdade. E o que isso significa? Significa que é preciso entender como você funciona, sua rotina, suas manias, como você gosta de fazer as coisas e seus horários mais produtivos, o que é mais prático para você, o uso que você faz dos objetos. Tudo isso para conseguir organizar corretamente.
Vamos aos exemplos para ficar mais claro?
  • A sua rotina é o seu passo a passo diário. É a ordem e os horários em que você realiza suas atividades, quais os seus compromissos. Sem uma visão ampla e completa da sua rotina, o seu dia-a-dia fica prejudicado, você perde tempo, se atrasa e as vezes até perde os seus compromissos.
  • Suas manias também podem interferir na sua organização. Por exemplo, se você tem mania de limpeza e de tirar os sapatos quando chega em casa, então para se organizar é importante prever a definição de um espaço específico para colocar os sapatos de quem entra em casa, ou logo você terá essa área com uma pilha de sapatos e a bagunça instalada. As suas manias geram algumas restrições que você precisa respeitar para conseguir manter a sua casa e rotina organizados.
  • Algumas pessoas também costumam funcionar melhor, ou ser mais produtiva,s no período da tarde, outras a noite e outras pela manhã. O seu momento mais produtivo do dia deve ser usado para as suas tarefas mais complexas para otimizar seu tempo. Se você não funciona bem pela amanhã e demora mais para acordar, sabendo disso você pode deixar as suas coisas organizadas no dia anterior quando estiver mais disposto.
  • Se você gosta muito de praia e vai a praia toda semana, as suas roupas e acessórios de praia devem ficar mais visíveis para que você possa acessá-los de forma prática, ou toda a semana terá que vasculhar as gavetas ou caixas organizadoras para encontrar aquele biquini que você adora.

Resumindo, não adianta fazer algo porque está na moda ou porque normalmente é feito de uma determinada forma, ou ainda porque você viu em um livro. Organizar não é apenas seguir um passo a passo com dicas pre-fabricadas e regras rígidas. Para funcionar é preciso respeitar a sua realidade. E quem melhor do que você para conhecer a sua realidade? Por isso, auto-conhecimento já! ;)

No meu e-book "Produtividade e Caos" eu falo mais sobre como o Autoconhecimento se relaciona com a nossa produtividade. Se o assunto te interessa, super recomendo conferir!

E que tal escutar um pouco sobre autoconhecimento? Então dá o play no episódio #02 do podcast Projeto Papo na Rede aqui embaixo e aproveita pra conhecer minha voz! ;)



Atualização Abril/2018: esse tema é tão interessante e rico que rendeu mais um podcast, agora no Do Outro Lado, com a participação especial da psicóloga Beralda Lima como parte do Manifesto Estilo de vida Organizado:

You Might Also Like

2 comentários

Sou associada ANPOP