A Organização e a Crise

05:00


Calma, eu não vou ficar aqui discursando sobre política e economia. Nem precisa, né? Independente de partido ou classe social é inevitável a percepção de que estamos vivendo uma crise econômica. No bom português, o desemprego aumentou e o lucro diminuiu, o dinheiro desvalorizou e os produtos encareceram. Pronto, chega de chover no molhado, agora vamos falar de solução, de como sobreviver nesse cenário.
Minha sugestão nada mágica é: criatividade e organização! Dá trabalho? Dá. Tem muito esforço envolvido? Tem. Mas é um investimento agora para colher pra sempre! Então bora economizar? Começa dando uma olhada nas dicas abaixo:
  • Faça uma triagem das suas coisas. Você pode encontrar:
    • objetos que você não usa mais mas em bom estado que sejam do interesse de outras pessoas e fazer uma grana extra com eles vendendo-os em sites de ofertas de itens usados (estão na moda, é hora de aproveitar).
    • objetos sem utilidade aparente mas que com um pouco de criatividade podem decorar sua casa, virar um passatempo através de artesanato, ser utilizados como brinquedos pelas crianças e quem sabe até virar uma ideia de negócio (vender artesanato reaproveitando objetos ou formatar cursos ensinando as pessoas a reaproveitarem seus objetos)*.
  • Organize sua rotina: uma rotina organizada te faz economizar tempo e (odeio ser cliché mas nesse caso não dá pra evitar) "tempo é dinheiro". Saiba exatamente o que precisa ser feito, separe com antecedência o que vai precisar no dia seguinte, coloque lembretes para não esquecer de nada. Reduza os riscos de situações como chegar ao trabalho e só então descobrir que esqueceu sua pasta com os documentos de uma reunião importante acontecerem.
  • Organize sua casa: tenha as coisas de que precisa a vista e ao alcance das mãos, setorize os ambientes para que saiba exatamente onde está tudo do que precisa e além de economizar tempo reduza os gastos desnecessários comprando por exemplo uma nova tesoura porque não sabe onde colocou a que você já tinha.
  • Organize sua vida financeira: esse não podia faltar, dá para fazer um post só sobre isso com detalhes de como se organizar financeiramente (que tal continuação semana que vem?). Resumindo bastante, é ter controle dos seus gastos e receitas (registrar, catalogar e acompanhar tudo em detalhes) para administrar melhor evitando desperdícios e potencializando investimentos.
Acho que já deu pra perceber que pequenos gestos podem fazer a diferença, certo? Então faça a sua parte, reutilize, se organize e evite desperdício. Viva a organização e sobreviva a qualquer crise!


*Aqui na Avesso do Caos uma vez por semana eu posto no Instagram e Facebook um compilado de ideias de novos usos para antigos objetos (procura pela #novosusosantigosobjetos), são várias ideias criativas para você se inspirar.

You Might Also Like

8 comentários

Sou associada ANPOP