A tal da Procrastinação

05:00

A procrastinação significa adiamento, demora, delonga. É focar nas razões para não fazer algo, ao invés de fazer de fato e adiar a realização de algo que requer atenção imediata. Procrastinadores tendem a se distrair com coisas menos importantes e a complicar as tarefas além da realidade para evitá-las. A palavra está na moda, mas o comportamento sempre existiu.
As consequências da procrastinação são stress, frustração e ansiedade ligados a culpa por não ter realizado o que deveria e, claro, a perda de produtividade e de oportunidades.

Listo abaixo alguns comportamentos que podem levar a procrastinação. Identifique-os e tente evitá-los.
  • Medo de perder o controle: não delegar atividades e assumir mais responsabilidades do que é capaz de realizar. Leia mais no post sobre a arte de dizer não aqui.
  • Medo de falhar: auto-destrutivo, já que a pessoa muitas vezes acaba mesmo falhando, travada sem conseguir caminhar com suas atividades.
  • Falta de interesse nas atividades que precisa realizar: todos nós temos atividades chatas que não gostamos de fazer, mas evitá-las só faz o problema aumentar.
  • Não saber por onde começar: se não sabe, pede ajuda, pesquisa, pergunta. Evitar as atividades por não saber como começar vai fazer com que você não comece mesmo nunca.

Você pode estar se perguntando: e o que tudo isso tem a ver com Organização? Eu te respondo: só com organização é possivel combater de maneira efetiva a procrastinação. Como?
  • Realize as atividades de acordo com o seu período mais produtivo
  • Pare de pensar e agir. Planejamento é importante, mas é preciso testar suas alternativas também
  • Deixe o ambiente a sua volta organizado e tenha por perto apenas o que será necessário para a realização da atividade (evite distrações)
  • Foque em finalizar a atividade: evite o perfeccionismo e distrações, mantenha um ritmo constante e utilize um sistema de recompensas.
  • Defina prioridades, quebre as atividades em atividades menores, defina objetivos.
  • Termine o dia planejando o próximo, levando em conta seu ritmo e suas limitações.

Se quiser mais informações sobre o que pode estar te distraindo e consumindo seu tempo mais do que gostaria, veja o post sobre o tempo e a organização aqui.

E Lembre-se: lamentar e desejar mais tempo, só te faz perder mais tempo. Se organize, administre melhor o seu tempo, tenha disciplina e você vai conquistar muito mais. Invista tempo hoje, para ter mais tempo amanhã!

* Fonte da imagem: theithacan.org

Quer saber mais sobre procrastinação e produtividade? Dá uma olhada no meu e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

2 comentários

  1. Aproveitando o assunto, a quem interessar, segue um link para um teste onde podemos identificar o tipo de procrastinador:

    http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc

    É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriel!! Adorei! Vou divulgar na minha news dessa semana! ;)

      Excluir

Sou associada ANPOP