Minhas 8 dicas para quem trabalha em casa

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No formulário para vocês darem opinião sobre o blog, tem uma pergunta que é: o que você gostaria de ver por aqui e ainda não apareceu. Recebi uma resposta sugerindo um post com dicas para quem trabalha no esquema home office e então aqui está a minha resposta em formato de post. 

Eu acho que a maior questão envolvendo o trabalho em casa (Home Office) é o limite entre a vida pessoal e o trabalho, então eu quero começar dizendo que separar é importante mas a vida é uma só, então é mais uma questão de organização do que de limite, sabe? Eu sou daquelas que acredita que tudo bem alternar atividades de trabalho com outras como as de cuidados pessoais, cuidados com a casa e com a família, desde que você cumpra os prazos que o seu trabalho exige. É uma questão de conciliar as demandas pessoais e profissionais (fiz um post sobre como conciliar as agendas que pode dar um gostinho sobre esse assunto).

Dito isso, antes ainda de ir para as dicas de fato, acho importante esclarecer que para mim é bem diferente trabalhar em casa quando você é o empregado e quando você é o empregador/empresário. O nível de dificuldade da organização é maior para quem é o empresário porque quem define os prazos é você mesmo, o que abre margem para aquela procrastinação disfarçada de negociação de prazos, as famosas desculpas para adiar o que precisa ser feito.

Mas vamos as dicas práticas, que valem para qualquer tipo de situação de trabalho em casa:

  • Delimite um espaço apenas para o trabalho. Quando a gente não faz isso, usa a mesa de jantar, o sofá e até a cama e isso confunde o seu cérebro. Tipo: cama é pra dormir, então bora relaxar. Quando voce precisa é de foco.
  • Organize o seu local de trabalho. Cliché para um blog de organização, mas o obvio também precisa ser dito. As superfícies precisam estar livres, com espaço para a ação (vale para o desktop do computador também hein minha gente?). Bagunça visual gera bagunça mental. Use pastas, revisteiros, porta lápis e papeis para te ajudar nisso. Tem uns produtos organizadores ótimos, fiz até um post sobre isso aqui.
  • Separe e deixe a mão todos os materiais e arquivos que vai precisar para realizar o trabalho. Isso vai te poupar tempo. Imagina ter que levantar toda hora para procurar algo ou descobrir, em cima da hora de imprimir aquele contrato para uma reunião fora de casa, que precisa repor o papel da impressora?!
  • Invista em uma infra-estrutura que te dê o conforto necessário. Não é porque você está em casa que vai abrir mão da sua saúde, então fique atento ao espaço de circulação, ergonomia, use uma boa cadeira, iluminação, equipamentos eletrônicos e internet de qualidade. Quando você usa a infraestrutura da empresa ela é responsável por tudo isso, mas em casa é você que precisa se preocupar com essas coisas ou pode comprometer sua saúde e performance profissional (problemas de vista, coluna, lesão por esforço repetitivo e retrabalho por conta de falha nos equipamentos). Ah, e fique atento as necessidades de manutenção nessa infra-estrutura também.
  • Planeje o seu dia. Identifique os compromissos com hora marcada e os prazos e divida o seu tempo de forma a otimizar o seu dia. Eu sugiro fazer esse planejamento semanalmente e revisar diariamente ao final do dia para dar tempo de fazer ajustes para o dia seguinte. Defina também o seu processo de gestão das informações, isso vai te ajudar muito a não perder o foco quando as demandas surgirem.
  • Aproveite as vantagens de estar em casa. Vista-se de maneira mais confortável, coma uma comidinha caseira, faça pausas mais ligadas ao que você gosta (todas as suas coisas estão aí, desde sua biblioteca de livros, a sua tv e cds, quem sabe até uma rede de balanço, um animal de estimação ou outros membros da família? Só fique atento e delimite o tempo para essas pausas (use alarme para garantir) ou você corre o risco de estar tão bom que você desiste de voltar ao trabalho.
  • Alinhe e peça ajuda as outras pessoas da casa. Nem todo mundo entende e as vezes trabalhar em casa vira um problema porque as outras pessoas resolvem te pedir ajuda e demandar usa atenção apenas pelo fato de você estar no mesmo endereço. Vale bater um papo e definir regras do tipo: quando eu estiver no escritório só interromper se for algo referente a <substitua pelo que acredita ser imprescindível a sua presença>. Lembre que não dá para viver apagando os incêndios a sua volta. Vale também trancar a porta e colocar o fone, caso a conversa não resolva. Uma hora eles vão ter que perceber que você estar em casa não significa que está disponível.
  • Crie um ritual. Trabalhar em casa é difícil porque você está em um local em que alguns de seus hábitos pessoais são disparados, então é necessáriio criar novos hábitos. Para isso, estabeleça o seu ritual e repita diariamente até que seu cérebro entenda que agora esse lugar também é um lugar de foco e concentração. Algumas pessoas se arrumam seguindo o mesmo ritual de quando saiam para o trabalho e sentam na mesa como se estivessem de fato. Outras até saem de casa e entram novamente para que essa sensação fique mais forte ainda. Eu quando estou em casa, vou na cozinha, encho a garrafinha de água, vou pro escritório, sento na cadeira, ligo o notebook e já me sinto na vibe do trabalho, mas cada um tem seu jeitinho, como diz minha filha.

Tem alguma dica massa sobre trabalhar em casa que não apareceu por aqui? Coloca nos comentários para contribuir também e ajudar a galera.

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4 comentários

  1. Simplesmente adorei as dicas! Trabalho em casa e algumas já vou colocar em prática!

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  2. Eu adorei o texto, também tenho um ritual:encho a garrafinha >ligo notebook >ponho fones >abro uma playlist com músicas para concentração(funciona que é uma maravilha!)>ligo o Marinara (extensão no Chrome para usar a técnica Pomodoro) e tô pronta!

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