Organização total

05:00


A organização é uma realidade. Foi-se o tempo de que era vista apenas como uma qualidade rara. Você nascia organizado ou não. Hoje existem pesquisas, blogs, livros, departamentos e empresas inteiras dedicadas a materiais e serviços relacionados a organização.

Mas ainda é pouco. Ainda é novidade. Ainda existem mitos e lendas cercando esse tema. E, quanto mais a gente falar sobre isso, melhor. Hoje eu quero falar sobre a organização para além do ambiente e dos espaços físicos.

A primeira coisa que passa na cabeça de muita gente quando falamos em organização é um closet ou armário com as roupas todas dobradas lindamente, padronizadas, ambientes lindos como em capa de revista. Organização é essa sensação de beleza, leveza e praticidade. Mas é muito mais do que isso.

Um espaço organizado realmente interfere na sua vida e diz muito sobre você, mas você pode ir além. Outras áreas da sua vida podem se beneficiar da aplicação direta da organização e você pode aplicar os mesmos conceitos e atitudes em toda a sua vida.

Nos seus relacionamentos, nas suas atividades e compromissos, na sua saúde, no seu processo de trabalho, na revisão e acompanhamento dos seus hábitos, nas estratégias de uso da tecnologia. Eu ouso dizer que tudo pode ser organizado e que a organização pode te ajudar em tudo nessa vida.

Quando eu penso em organização eu penso em vida, saúde, bem-estar. É um estilo de vida. Uma ferramenta, um hábito que pode e deve ser aplicado a cada área da sua vida. Até porque, afinal, onde existe vida, existe bagunça. Quer ver?
  • Sua rotina tá te deixando cansado, você sente que não consegue dar conta de tudo e precisa de mais do que 24h num dia? Organiza a rotina que isso muda.
  • Não dá conta de ler os emails que chegam, acompanhar as noticias e notificações e vive escravo do smartphone? Não consegue achar as informações que precisa quando precisa? Organização digital já e isso muda.
  • A sua cabeça vive cheia, não sabe por onde começar, sente que não tem evoluído nas suas metas? Dá pra usar a organização na sua mente, definir objetivos, planejar, priorizar e viver melhor.
  • Precisa tirar uma certificação, passar numa prova, terminar uma especialização, adquirir um conhecimento importante para seu trabalho? Organização de estudos.
Organização envolve autoconhecimento, olhar para si mesmo, entender o problema. Então olhar para o que você deseja e como gostaria de estar e traçar uma estratégia para chegar lá. Organização é um hábito diário, são pequenas escolhas direcionadas a um objetivo maior de bem estar e qualidade de vida.

Todas as áreas da sua vida estão conectadas e inteferem entre si. Organização vale para tudo mas você não precisa fazer tudo de uma vez. Escolha uma área, organize, escolha outra, e vá seguindo em frente. QUando você menos esperar o impacto positivo vai ser total.

Que tal começar hoje?

You Might Also Like

2 comentários

Sou associada ANPOP