Projeto Casamento

05:00


Maio é mês das noivas e eu me toquei agora que nunca fiz um post aqui sobre a organização do casamento, ou algo que pudesse ajudar nesse momento de virada na vida de um casal. Hoje isso vai mudar. Vem comigo!

Eu me casei em 2011. O civil foi no Rio e a cerimônia/ festa foi em Salvador. O marido queria festa, eu de vestido de noiva...essas coisas. Fizemos um casamento com tudo que ele tinha direito e com a nossa cara como eu queria (com referências a Bahia e ao Rio de Janeiro, como baiana de acarajé, garçons de malandro carioca,  fitinha do bonfim e calçada de copacabana). Mas pra isso acontecer, eu tive que usar toda a minha experiência de gerente de projetos, só que agora para a minha vida pessoal. 

E essa organização toda me salvou! Organizar um casamento demanda tempo e disposição. Não é tarefa fácil. Você precisa gerenciar expectativas, orçamentos, fornecedores. É um mega projeto.

A primeira coisa que você precisa fazer é entender as necessidades e expectativas dos envolvidos, como em qualquer projeto. Conversar com o parceiro, com as famílias (se for o caso) e entender que cara terá o casamento e qual o orçamento disponível. 

Com todo mundo alinhado é hora de procurar os fornecedores, pegar orçamentos. É aí que começa a brincadeira. Nos orçamentos você vai começar a ver detalhes que você não tinha discutido e então vai ter que voltar a conversar. Sem falar que o orçamento pode ser ultrapassado e então vocês vão precisar priorizar e reduzir as expectativas. 

Mas não para por aí. Mesmo quando você definir todos os fornecedores e assinar todos os contratos e agendar todos os pagamentos, eles vão começar a te pedir para fazer escolhas, para provar e aprovar aspectos da festa como: Lista de convidados (essa é a base de tudo, sem a quantidade de convidados nem tem orçamento), Local e Data, Celebrante, Cores e tema, Convites, Flores e decoração, Buffet e bebidas, Padrinhos e daminhas, Trajes, Alianças, Musicas pra cerimônia, Fotografia e filmagem, Entretenimento, Lembrancinhas e mimos para os convidados. 

O tempo vai passando e a ansiedade vai aumentando. Não é a toa que alguns noivos preferem contratar cerimonialistas, uma espécie de gerente de projetos do casamento. No meio de tudo isso problemas podem aparecer. A flor que vc pediu tá em falta, o convite foi impresso errado, a costureira usou uma renda diferente da que vc tinha pedido no vestido... Se você for uma noiva tranquila, ótimo, você vai tirar de letra. Mas se esse é um grande sonho e você é mega ansiosa, então se prepare. 

Eu andava pra cima e pra baixo com um classificador com os orçamentos, eu vivia pesquisando referências e inspirações na internet, eu tinha uma planilha para acompanhar os pagamentos e orçamentos, eu tinha um cronograma com os prazos e datas para tudo. Foi tenso. Mas foi massa. Eu sou suspeita, eu trabalho com organização e gestão de projetos.

Se prepare com antecedência, estude, pesquise, monte o seu arsenal de organização. E se precisar de ajuda, grite! 

Já passou por isso? Como foi, me conta? 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP