Manifesto - Estilo de Vida Organizado

05:00



Em 2017, preparando os episódios do Podcast Projeto Papo na Rede junto com a Helo Costa falávamos muito sobre como queriamos que nossos temas estivessem relacionados a como viver uma vida com mais leveza e bem estar. Nesse papo eu falei pra ela: estamos falando de um estilo de vida organizado. E foi então que surgiu a ideia de criar um manifesto. De listar os pilares para um estilo de vida organizado que seria a pauta do podcast em 2018. O Projeto Papo na Rede acabou, mas eu resolvi continuar com a ideia de um manifesto por uma vida organizada e do Podcast também, criando o Do Outro Lado - o Podcast aqui da Avesso do Caos. 

E para introduzir o assunto, que logo logo deve virar um ebook bem bacana, eu resolvi fazer esse post. Afinal, o que é um Estilo de Vida Organizado?

A Organização como estilo de vida parte do princípio de que através da organização é possível viver melhor, com mais tranquilidade, leveza e bem-estar. É o uso da organização como uma grande ferramenta para conquistar esse resultado. Esse estilo de vida se baseia em alguns princípios e valores base, que traduzimos em um manifesto:

1) Use a tecnologia a seu favor: a tecnologia é uma realidade, faz parte do nosso dia a dia. Mas para que esse dia a dia seja mais tranquilo não podemos ser reféns dela, precisamos nos organizar e usar a tecnologia a nosso favor, como ferramenta. E a organização digital te ajuda nisso.


2) Conheça a si mesmo: o autoconhecimento é o primeiro passo em qualquer jornada e na organização também não é diferente. Sem papo filosófico. Precisamos saber o que é importante pra gente, nossos objetivos, como funciona a nossa personalidade.


3) Faça escolhas conscientes: tomar as suas decisões a partir do que você conhece sobre sí mesmo e saber exatamente o que deve permanecer na sua vida é fundamental. É difícil escolher e vivemos apegados a tudo, mas a organização nos ensina que devemos triar os objetos, informações, sentimentos e então escolher ficar com o que faz sentido inclusive e principalmente no que diz respeito aos seus hábitos.


4) Planeje os espaços de acordo com o uso: planejar e se organizar antes de comprar ou realizar qualquer projeto. Pensar um espaço a partir do seu uso otimiza o espaço (super importante ao organizar os pequenos ambientes) e também o seu tempo (aproveitando, como anda a sua relação com o tempo?).


5) Viva o presente: aprenda com o passado, defina seus objetivos e metas e então viva cada dia por inteiro levando em conta o que é importante para você. Não é viver só o presente ignorando os outros tempos, mas sim usar os outros tempos de maneira sábia para viver melhor, com foco e atenção plena.


6) Faça pausas: é super importante dar um descanso para seu corpo e para sua mente. Isso é saudável e também produtivo. A organização te possibilita incluir pausas no seu dia a dia e você entra em um círculo virtuoso de criatividade, organização e produtividade.


7) Não tente ser perfeito: perfeição não existe. E buscar isso só atrapalha. O perfeccionismo é um dos vilões da produtividade pois te toma um tempão no seu dia a dia. Aceite suas imperfeições e aproveite a vida de uma maneira mais leve.


8) Aceite os imprevistos: a vida é cheia de caos e a gente precisa aprender a lidar com isso. Precisa lidar melhor com nossas emoções, precisa encarar tudo com mais leveza. Brigar e lutar com algo do qual não temos controle é perda de tempo e energia.


9) Abrace as mudanças: toda mudança é um aprendizado. O mundo está mudando o tempo todo, nós mudamos o tempo todo. Abraçar a mudança é mais do que aceitar que ela existe e vai acontecer, é vibrar quando ela acontece, é encarar como uma grande oportunidade de crescimento


10) Cuide de você: isso resume tudo. se perceba, se conheça, cuide de você. Mantenha-se cercado de pessoas e ambientes que te fazem bem, que te acrescentam. Evite o que te coloca pra baixo, o que te adoece. Ajude os outros também, compartilhe, tudo isso faz bem. Tire sempre que possível um tempo para você e aproveite.


11) Busque o equilíbrio: todo exagero é prejudicial. Comer demais, estudar demais, falar demais, organizar demais e até amar demais. Precisamos encontrar a medida que funciona pra gente, o que nos mantém saudáveis e felizes, o que nos possibilita aproveitar e ter uma vida mais leve.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP