Ócio e Produtividade

05:00


Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis. Mas existe também outro ócio, que nos faz sentir livres e que é necessário à produção de ideias, assim como as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade." Domenico de Masi

Simmm hoje eu quero falar sobre ócio! Sim, sobre descanso, repouso, folga. E a relação do ócio com a Produtividade. Pois é, por incrível que possa parecer essa relação existe e a frase acima resume bem isso. O ócio alienante que ele descreve é aquele tempo que você fica na TV, ou que gasta da internet vendo as timelines das redes sociais sem um objetivo. Esse ócio ocupa a sua mente a deixando anestesiada sem muito lugar pra muita coisa. Esse ócio também é importante, distrai, diverte e pode até ser útil para aumentar seu repertório. Mas ele em si não é produtivo.

Já o ócio produtivo, é aquele em que você libera a sua mente. Ele acontece quando você está sem fazer nada, quando medita, quando relaxa na rede, quando olha a natureza e respira ar puro, quando faz exercicios físicos com atenção, quando está fazendo algo fisicamente repetitivo que demanda sua atenção mas que não te exige muito da mente. É um descanso mesmo pro cérebro.

E sabe porque ele tem a ver com a produtividade? Porque qualquer coisa que seja importante para você e signifique produtividade para você (veja o post em que eu explico o conceito de produtividade aqui) precisa de tempo. Para processar melhor suas ideias, para acessar seu repertório, para o inconsciente agir e trazer um insight. Esse ócio é chamado também de ócio criativo e no processo da criatividade ele é uma etapa fundamental. Qualquer ideia precisa de tempo para ser aperfeiçoada, desenvolvida, estudada. Você tem dado tempo para suas ideias?

Nesse mês de Janeiro eu tenho aproveitado muitos momentos de ócio. Não, eu não estou de pernas pro ar. Eu tô com a minha filha de férias e, se você tem filhos, sabe que tudo o que eu não estou é de férias. Estou exercitando a criatividade para pensar em brincadeiras diferentes, estou fazendo passeios educativos, estou brincando junto. Isso cansa. Mas não cansa a mente. E é impressionante como a mente voa. Eu já fiz uma lista de ideias de posts que tem uns quase 50 itens e tenho conseguido postar todos os dias ( o que eu achei que não ia conseguir). 

O Ócio pode te surpreender também. Experimenta e me conta!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei seu texto. Estamos conectadas amiga !
    Já entrei em onda de trabalhar e trabalhar, como se fosse tudo na vida.
    Depois de sentir as consequências no corpo e mente me conscientizei que o trabalho é necessário e bom, mas é parte da vida e não A VIDA ! Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Fico feliz que tenha gostado! ;)
      A chave é sempre o equilíbrio, né?

      Excluir

Sou associada ANPOP