Preocupações sobre a conduta do profissional de organização

04:29

Já expliquei aqui uns posts atrás sobre a minha visão de quem é e o que faz um profissional de organização. A verdade é que o mercado conhece pouco o nosso trabalho. Então hoje eu quero falar sobre algumas dúvidas comuns quando comentamos sobre a profissão, seja com potenciais clientes, seja em uma roda de amigos, seja na mídia. Essas dúvidas podem estar passando aí pela sua cabeça agora mesmo, então vem comigo...
  • Isso é uma profissão de verdade? Pelo definição do dicionário é sim. O dicionário diz que profissão é uma atividade para a qual um indivíduo se preparou ou trabalho que uma pessoa exerce para obter os recursos necessários à sua subsistência; ocupação, ofício. Isso todo profissional de organização faz. Mas se você quer saber se existe um curso superior, um sindicato, uma regulamentação, aí a resposta é não. Ainda batalhamos para sermos reconhecidos. Temos uma associação, a ANPOP que está lutando por isso e da qual sou membro.
  • Porque eu deveria contratar um profissional de organização? Talvez você acredite no Mito Mel na Chupeta do qual falei nesse post aqui e ache que organização é algo tão simples que não deveria ser necessário contratar um profissional para ajudar. Eu posso te dizer que algumas pessoas realmente já são bastante organizadas intuitivamente e provavelmente não exibam nenhum grau de desorganização que justifique a contratação de um profissional. Mas posso te dizer também que nem sempre isso acontece. Muitas pessoas não sabem a melhor forma de se organizar ou não estão dispostas a investir muito tempo e esforço nisso. Para essas pessoas, um profissional pode ser essencial. Um bom profissional vai te orientar a partir da observação da sua rotina e estruturar mecanismos para que você viva de maneira mais leve, reduzindo o impacto do caos do seu dia a dia.
  • Não é muita exposição da minha intimidade? Deixar um estranho mexer nas minhas coisas ou conhecer a minha rotina e hábitos? O que esse profissional verá ou escutará enquanto estiver trabalhando com você é confidencial. Um bom profissional tem um contrato que te resguarda disso. Ele não irá divulgar nenhuma informação sua sem autorização. Além disso, o profissional só vai mexer e conhecer o que você estiver disposto a mostrar. O ideal para que ele faça um trabalho de qualidade é que sim, ele conheça em detalhes a sua rotina e hábitos ou tenha acesso a todos os materiais e objetos necessários. Mas se isso te incomoda, existe a alternativa de você realizar o trabalho sob seu direcionamento de forma que ele não precise entrar em contato com seus objetos por exemplo. Combinado não sai caro como diz o ditado.
  • Vou ser julgada e taxada de bagunceira? De maneira nenhuma. O profissional não deve emitir qualquer tipo de julgamento, apesar de alguns programas veiculados na mídia darem essa impressão. O profissional vai trabalhar para melhorar a sua vida a partir do seu ponto de vista.
  • O profissional de organização pode ser comparado ao de uma faxineira? Não. São atividades completamente diferentes. O profissional de organização não realiza limpeza dos espaços como parte do serviço. A limpeza é essencial para a organização, mas deve ser considerado um serviço a parte. É importante lembrar que, apesar da profissão ter iniciado no ambito da organização residencial e ainda ser mais forte nesse nicho, existe uma gama grande de opções de serviços como organização corporativa, organização digital, organização de rotinas, atividades e informações, estudo, organização do tempo, de metas e objetivos (produtividade). 
  • Serei obrigada a jogar minhas coisas fora? Não. Alias, você não vai ser nunca obrigada a nada. Quem define as regras é você. O máximo que esse profissional vai fazer é o papel de advogado do diabo, sabe? Questionando suas decisões apenas para garantir que suas escolham sejam realmente conscientes, pesando todas as consequencias.
  • Vou conseguir manter a organização depois que o profissional realizar seu serviço? Isso não depende unicamente do profissional né? Mas é parte do nosso serviço munir você de ferramentas e conhecimento necessários para manter a organização. Até porque a ideia é sugerir sempre estruturas personalizadas a sua rotina e hábitos.
Resumindo, não é preciso se preocupar. Um profissional de organização tem o compromisso com você, seu objetivo maior é promover o seu bem-estar através da organização.

Alguma outra dúvida por aí? Então deixa aqui nos comentários que eu faço questão de responder, ok? E se conhece alguem que precisa ler essas respostas que tal compartilhar esse post com ele?

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!