#ResenhaAvessodoCaos "A Ordem - o prazer de ter a vida arrumada"

05:00


Quando eu comprei o livro não fazia ideia de quem era a Zeca (como é conhecida a autora Maria José Alves de Lima) . Gostei do nome, da capa, da contracapa. E o texto foime conquistando a cada página. Foi como um papo gostoso, aconchegante. Cheio de insights e dicas preciosas. Cheio de segurança, experiência e personalidade. E ai eu fui pesquisar a Zeca e descobri que ela é uma pioneira dessa profissão da organização e então tudo fez sentido.

Ri algumas vezes sozinha das suas opiniões fortes, fruto da segurança que só a experiência de anos lidando com caos e ordem pode gerar. O prazer da ordem, nos mínimos detalhes. A casa viva, plena, organizada, com razer para se viver melhor.

Terminei o livro com vontade de abraçar a Zeca e agradecer pelas palavras lindas a respeito de um mundo pelo qual sou apaixonada. A organização no dia a dia. Firme e ao mesmo tempo leve.

Zeca conseguiu um espaço especial na minha estante. Ao lado de Donna Smalling é um livro completo sobre organização e vida. Cheio de amor e ensinamentos.

Para não perder o costume, segue algumas passagens que destaquei:
  • "A ordem só muda o conteúdo da nossa vida! Queria então estimular as pessoas a voltarem a tomar conta das suas casas". E das suas vidas eu complementaria. Cuidado com o que é seu, sempre.
  • "Parece obvio, mas nem sempre a gente percebe o obvio e cria uma regra. 'Maçãs cairam na cabeça de muita gente, mas só Newton percebeu a Lei da Gravidade'". As coisas mais simples são as que mais tocam a gente já reparou? Perceber as coisas ao nosso redor, como usamos um ambiente por exemplo, fazem toda a diferença na organização.
  • "O quarto deve ser tratado como um laboratório de descanso de alma". E algumas vezes a gente faz o contrario com ele, entulha de coisas, coloca televisão e gera confusão visual ao inves de descanso.
  • "Escolha a melhor maneira de viver e a rotina a tornará agradável" O dia a dia é feito de pequenas escolhas diárias. Perceba as que funcionam melhor pra você e repita até que se transformem em hábito.
  • "A casa é como um organismo vivo, e como tal tem vida própria" E a gente tem que aprender a interagir com ela para que essa relação funcione, como em qualquer outra relação.
  • "Defendo a tese de que podemos ser livres de regras para sermos felizes - seja com muita ou poucas coisas" Sim! Quem já viu algum dos meus workshops sabe bem disso. Não acredito em regras gerais. Acredito que cada caso é um caso e cada um tem uma personalidade unica que precisa ser respeitada para a organização funcionar.
  • "O Caos é necessário para que se instale a ordem" Poderia ter sido dita por mim, fala a verdade! Já deu pra perceber porque eu gostei tanto da Zeca né? hehehehe

Menos técnica, mais amor. Menos regras, mais praticidade.


E viva a organização, com prazer!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Também me apaixonei por esse livro. A Zeca virou pra mim a Martha Medeiros da organização. Aquela que vc faz campanha tipo: Campanha toma um chopp comigo e vamos bater papo sem limite, eu apoio!!!

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP