Organização infantil - cantinho de brincar

05:00


Na pesquisa dos 2 anos de blog eu pedi sugestões de temas que os visitantes gostariam de ver por aqui e recebi a seguinte sugestão que deu origem ao post de hoje:

"Como arrumar um cantinho de brincar que seja "itinerário" e que a mamãe consiga "esconder" quando quiser!"

Nós mães no fundo gostaríamos de ter uma varinha mágica não é verdade? Plim! E tudo vai para o seu devido lugar. Porque criança bagunça mesmo. Criança brinca. Criança brinca de bagunçar. A bagunça faz parte da brincadeira. Digo mais, a bagunça faz parte do aprendizado muitas vezes.

Então o que fazer para lidar com a bagunça? Abaixo dou algumas sugestões.

  • Um cantinho para brincadeiras. É, delimitar uma área para as brincadeiras ajuda bastante. Você pode determinar a regra de que em casa só pode brincar na sala de tv, ou no quarto, ou qualquer lugar que você determinar.
  • Ensinar as crianças desde cedo a máxima: um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Complementando com: depois que terminar uma brincadeira, tem que guardar no lugar antes de pegar outra para brincar.
  • Ao receber os amiguinhos em casa estabelecer as regras. Você pode explicar que meia hora antes do lanche você vai chegar avisando e será a hora de guardar todos os brinquedos em seus lugares. Ou usar a criatividade e pensar em algo.
  • Falando em criatividade, que tal usar a criatividade e inventar a gincana da organização? Para tornar divertida a tarefa de organizar os brinquedos. Organizar pode ser muito divertido e a gente pode ensinar isso para as crianças desde cedo.
  • Caixas e baús que possam acomodar os brinquedos em casos de emergência. Existem até alguns produtos a venda que são tipo um tapete para brincar e que podem ser fechados e se transformam em uma bolsa para transportar. Meio camelô quando chega o "rapa" sabe como é? Pois é, acontece. As vezes chega aquela visita importante e está tudo espalhado. Organizar e colocar de volta no lugar vai demorar demais. Esconde. Coloca tudo no baú e recebe as visitas. Mas lembra de depois que as visitas forem embora na primeira oportunidade você vai ter que chamar as crianças e realizar aquele multirão para colocar tudo no lugar. Senão não tem baú que dê conta.

Um cantinho itinerário que mantenha tudo organizado sempre eu não conheço. Mas você pode criar. Por exemplo, uma casinha de brinquedo feita de papelão fácil de transportar que em caso de emergência seja só fechar a porta. Hehehehe

Lembre-de sempre: perfeição não existe. E a vida é feita mesmo de Caos. A gente só precisa dar limites e aprender a lidar com ele.


No mais, como anda a brincadeira por aí?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP