Turbine a rotina e deixe coisas chatas menos chatas

05:00


Vamos falar sobre como economizar tempo e ter um dia a dia mais prazeroso paralelizando algumas atividades?

Não, eu não estou falando de assoviar e chupar cana, nem me contradizendo (no post sobre Homens e Organização falei um pouco sobre ninguém ser de fato multitarefa). O cerebro não consegue mesmo dar atenção e processar duas coisas ao mesmo tempo. Mas tem algumas coisas que não exigem muita concentração e tem alguns momentos no dia de ócio improdutivo. E aí, nesses casos, dá para paralelizar. Continua lendo que eu te explico.

Esse post por exemplo…o que você está fazendo enquanto lê?! Nada? Pois enquanto eu estava escrevendo eu estava no metrô, indo pegar minha filha na escola.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2013 apontou que 18,6% dos trabalhadores em regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento só de ida de casa para o trabalho.
Minha proposta é otimizar esse tempo lendo, estudando, vendo filmes, séries, escutando podcasts (já conhece o Projeto Papo na Rede, meu podcast sobre organização e bem estar?).

Quer ver outro momento que a gente desperdiça? Sala de espera de consultório médico ou fila de bancos e repartições públicas. Da próxima vez, lembra de mim e leva um livro ou sincroniza suas playlists favoritas. Pode ser melhor que ler aquelas revistas antigas.

E outra super oportunidade é quando estamos fazendo exercícios repetitivos. Algumas academias já disponibilizam televisões com séries e entrada para dispositivos de música para facilitar. Para alguns (como eu) fazer exercício é chato, apesar de extremamente necessário e fica menos chato quando associado a algo que te dá prazer. ;) E no fim é disso que estamos falando certo? Uma rotina turbinada e produtiva é aquela em que você faz o que precisa fazer, o que é importante pra vc e termina o dia com aquela sensação de prazer e dever cumprido.

Ok, você pode me dizer que as vezes não quer aproveitar esses momentos para fazer alguma coisa, só relaxar e não pensar em nada! Sou super a favor, afinal produtividade é também saber respeitar o que você valoriza como importante. Fique a vontade para não fazer nada. O ócio pode ser muito produtivo. Mas o ócio criativo.

Eu explico. No processo criativo existe uma etapa que é chamada de incubação. Sabe quando você pensa bastante sobre um assunto e a solução não vem e então você para de pensar nele e a solução aparece? As vezes no banho, as vezes dormindo, as vezes fazendo exercício…o ponto é que quando você diminui os estímulos visuais e faz atividades que não exigem raciocínio você dá um tempo para seu cérebro combinar as coisas e descobrir as respostas. Legal né? Esse é o ócio criativo. 


Agora é com você. É hora de fazer suas escolhar e repensar a sua rotina. O que acha das opções que eu dei? Coloca alguma delas em prática? Deixa seu comentário.

Quer saber mais sobre produtividade e rotina? Dá uma olhada no meu e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP