Homens e Organização

05:00


Esse mês eu resolvi dedicar as dicas na lista de e-mails da Avesso (e-mails semanais, assina aqui para receber também) aos homens. Sim, porque pode ver, a maioria dos sites por aí fala com o público feminino e esquece que homens também organizam. Ou deveriam. Mas parece que o universo da organização não os vê como público alvo.  Hoje, vamos mudar isso!

Lí uma reportagem essa semana com o título: "Ele é organizado demais". Contava casos de casais em que a mulher era a bagunceira da relação e o homem era o organizado e mostrava como eles lidavam com isso. Uma especialista comentava na reportagem sobre as mudanças no comportamento dos sexos:  "A mulher está sendo educada de forma diferente. As prendas domésticas não são mais pré-requisito para o futuro delas e, com isso, outros aspectos que não têm a ver com a organização tomam mais relevância" e "Antigamente, o homem saía da casa dos pais, onde tinha um lar organizado pela mãe, e formava um novo lar organizado pela esposa. Hoje, ele sai da casa dos pais e tem que organizar o lar junto com a esposa... dividir tarefas, horários, salário, atenção para os filhos. É um aprendizado novo, sem antecedentes para a ala masculina"

Deixando de lado todo o preconceito enraizado evidenciado pela reportagem em questão, é fato que mudanças estão ocorrendo no mundo, ainda bem. E é fato também que a visão e a prioridade dos homens no que diz respeito a organização é um tanto quanto diferente. Por isso, eu resolvi ir a campo descobrir quais são as maiores necessidades dos homens no que diz respeito a organização e olha só o que eu descobri…

  • Guardar coisas demais. Muitos caras confessaram terem coleções e guardarem muitas coisas que não necessariamente utilizam no momento, mas que podem precisar no futuro. Será instinto de sobrevivência?
  • Dificuldade em achar as coisas. Essa é uma unânimidade. Homens e mulheres acham que os homens tem essa dificuldade. Não sei muito bem se é preguiça, costume, saber que alguém vai achar então não se empenhar em gastar energia com isso…só sei que eles precisam urgente entender aquela máxima da organização: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
  • Dificuldade em lembrar das coisas. Aqui eu acho que é um pouco memória seletiva. A maioria dos homens só lembra do que interessa, assim como só escuta o que interessa…e por aí vai. As mulheres podiam aprender mais com eles e liberar a mente de tanta tranqueira inútil.
  • Dificuldade em lidar com muitas atividades e demandas. É como se tivessem que lidar com muita informação ao mesmo tempo e não conseguissem administrar, definir um processo com ações claras, identificar prioridades. Nem estou falando de ser multi-tarefa não, ok? Porque apesar de existir a ilusão de que as mulheres são mais multi-tarefas, na verdade ninguem é. O cerebro alterna entre uma atividade e outra. Talvez os homens tenham mais facilidade em focar em uma atividade, já parou pra pensar por esse ângulo?

Eu sempre gostei de andar com os meninos, desde o colégio. E como fiz Ciência da Computação na faculdade, tenho muitos amigos homens e me sinto muito a vontade entre eles. Ouvi muitas histórias, acompanhei o outro lado, as frustrações, as dificuldades e uma coisa que sempre admirei neles é o senso de praticidade. Eles são práticos, diretos, lógicos, simples. Ou pelo menos têm uma facilidade para isso, porque não existe isso de homem é assim e mulher é assado mais…a gente pode ser quem a gente quiser. Mas o que eu quero dizer é que essas características são importantes na organização e por isso eles teriam uma certa facilidade. Ou seja, homem só é desorganizado se quiser.

Brincadeiras a parte, é legal perceber que as suas características e enfoques podem fazer diferença na organização. Reforçando o que eu sempre falo sobre a importância do auto-conhecimento.


Homens, espero ter começado a captar um pouco melhor o universo de vocês…comentem o que ficou de fora e como eu posso ajudar com dicas específicas sobre o universo de vocês. Mulheres, espero ter conseguido ajudá-las a começar a ter um pouco mais de empatia pelos garotos. ;)

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP