Dicas para lidar com o Caos nosso de cada dia

05:00

Não sei se você já viu, mas esse ano no Facebook da Avesso do Caos eu tenho compartilhado toda sexta-feira o #MeuCaos. Aqueles momentos de Caos do nosso dia a dia que todo mundo passa mas tem vergonha de compartilhar, sabe? Eu também tive um pouco de vergonha no início, mas o feedback tem sido tão positivo que hoje quando o Caos toma conta eu já dou risada e penso que vai dar um bom post.

O mais legal é ver que as pessoas estão se identificando e que juntos vamos aprendendo a lidar com o Caos nosso de cada dia. Afinal, o caos faz parte da vida, a gente só precisa aprender a lidar com ele.

Da uma olhada em algumas dicas especiais de como lidar com os pequenos Caos que a vida nos reserva:
  • Tenha sempre um plano B. Ou C, D, E…quantos forem necessários! O ponto aqui é avaliar os riscos, pensar em alternativas para quando as coisas não sairem como planejado. Sabe a Lei de Murphy? Ela não falha.
  • Antecipe o máximo que puder. A verdade é que toda antecedência é pouca para os imprevistos, por isso faça as suas tarefas o quanto antes e evite a procrastinação. Se você deixa pra ultima hora e algo dá errado, vc fica sem tempo para achar outras soluções.
  • Saiba quanto tempo você precisa para realizar suas atividades. Quando você sabe qual o seu ritmo, se algo sai do previsto você facilmente consegue identificar o que vai e o que não vai conseguir fazer. E lembra de colocar sempre um tempinho extra pra ajudar. Melhor pecar por mais do que por menos né? Faça as coisas com calma, o caos gosta de quem vive com pressa.
  • Foque em resolver o problema. Não adianta chorar pelo leite derramado. Não adianta xingar, bater o pé, ficar de mau humor. Pense nas alternativas, revise a lista de atividades, verifique os planos alternativos e resolva oq ue puder. São nos pequenos momentos de caos do dia a dia que a gente, de mente aberta, pode achar soluções criativas para restaurar a ordem.
  • Respire fundo e tenha paciencia. Sabe aquela expressão "aceita que doi menos"? É bem por aí. Quanto mais a gente briga com o caos, maior ele fica. Então se acalma, que vai ficar tudo bem.
  • Existem caos previsíveis. Mudanças de hábito por exemplo, demora pra gente acostumar. Isso acaba significando viver  alguns períodos de caos, até que venha a ordem. Então se você já está planejando uma grande mudança, esteja preparado para isso.

Percebeu que saber lidar com o Caos é tão importante quanto organizar né? O Caos vem e passa deixando sempre muito aprendizado. Mas você precisa saber parar e escutar. Então, da próxima vez  que a vida te der caos, revire do avesso e ache a ordem, combinado?


Se identificou? Lembrou de um amigo que pode curtir também? Deixa seu comentário e compartilha com os amigos!

Quer saber mais sobre como lidar com o Caos e ser mais produtivo? Dá uma olhada no meu e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP