Coaching e Organização

05:00

A definição de Coaching dada pelo Instituto Holos, onde eu fiz a minha formação, é: "coaching é um processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal. O coaching é um processo de descobertas do próprio coachee voltado para a sua realidade e seu futuro. O coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta e interatividade. A essência do coaching é ajudar a pessoa a mudar orientando-a a caminhar em uma nova direção. O coaching é sobre aprender com as experiências, liberar o potencial, maximizar a sua performance e, ainda, superar obstáculos."

Parece subjetivo demais, mas não é. Tudo isso é feito com técnica, metodologia, ferramentas práticas que dão todo o suporte para esse movimento.

E o que isso tem a ver com organização? Bom, primeiro que para se organizar é preciso se conhecer (já falei sobre isso no Post Auto-Conhecimento e Organização) e perceber a sua realidade para então dar o passo seguinte que é colocar a mão na massa. Acontece que esses dois momentos, tanto o de perceber a realidade, quanto o colocar a mão na massa podem ser um processo difícil. As mensagens que mais recebo aqui são de pessoas dizendo que não sabem por onde começar, que tentam se organizar e não conseguem, que é tanta coisa que é muito difícil. Nessa hora o papel do Coach pode ser bem vindo. A pessoa nesse momento não está precisando de alguem que ensine a organizar, não precisa de uma consultoria (pelo menos não ainda). Ela precisa entender os entraves, definir um plano de ação, identificar possíveis sabotadores, entender o impacto da desorganização na sua vida para só então colocar a mão na massa. Percebe a diferença? Percebe o impacto positivo?

Estou falando disso porque falo aqui o tempo todo sobre a importância de organizar, atuo muito como consultora, dando ideias e dicas, mas preciso que você saiba que eu sei que não é simples colocar isso em prática. E que você não está sozinho.

Preciso dizer também que o Coach não é o solucianador de todos os seus problemas. O processo é seu. E pode chegar um momento do processo em que seja necessária uma análise mais profunda do seu passado, das suas questões e então é a hora de direcionar para um pscicólogo , por exemplo.

Se você é profissional de organização, considere agregar essa habilidade de Coach a seu trabalho. Isso pode ajudar muito os seus clientes, isso muda a vida deles de uma maneira profunda. É a organização como ferramenta e ponto de partida para um processo muito maior.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Maravilhoso seu texto Alice! De fácil entendimento e bastante esclarecedor. Parabéns! Um bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Que bom que gostou!
      Seja sempre bem vinda por aqui! 😘

      Excluir

Sou associada ANPOP