7 coisas essenciais

05:00


O post de hoje era pra ser com o tema 7 objetos essenciais, segundo do Desafio do Blog Transformando Espaços #pintandoo7comte proposto pela querida Edel. Mas eu resolvi mudar. Eu sei que na verdade ela quis sugerir que falássemos sobre organizadores ou outros objetos que facilitam a nossa vida (e existem vários sensacionais aliás) ou mesmo sobre aqueles objetos importante como documentos, contratos, lembranças afetivas ou coisas do tipo. 
Mas eu não consigo. A palavra essencial é forte demais pra mim, então hoje eu quero falar sobre ela. O que é essencial, afinal?

"O que é imprescindível; muito necessário; o que não pode ser deixado de lado ou ignorado; fundamental" 
(Fonte: dicio.com.br)

Dentro desse contexto, observando a definição acima, você acha mesmo que um objeto, qualquer que seja, pode ser essencial? Muito forte né?

Acho que cada objeto deve servir a um uso e objetivo. E aí nesse caso, se vc vai viajar pros EUA por exemplo, o passaporte com visto válido é essencial para a sua viagem. É necessário, não pode ser deixado de lado. Mas é uma palavra forte, que me remete a questões mais filosóficas, como o que me realiza, o que me dá sentido, o que me alimenta, sabe? A gente enquanto sociedade tem valorizado demais os objetos, carregando eles de sinificado, de valor subjetivo. E isso é uma estratégia, pra estimular o consumo. O resultado disso é apego, algo que torna a organização mais difícil.

Então eu resolvi que vou citar 7 "coisas" que eu acho essenciais para mim e para qualquer ser humano (pena que a gente nem sempre tenha condições de ter acesso a isso. Nesse sentido somos todos um pouco carentes). Você vai ver que nenhuma delas é um objeto exatamente. 
Desculpa querida Edel, mas tive que mudar o desafio…tá valendo? hehehehehe

  • Alimentação. Senão a gente morre né? Esse é o mais objeto que eu consegui.
  • Natureza e ar puro. Forcei a barra né? Sem oxigênio não dá! E o Sol lá fora?
  • Pessoas que você ama e que te amem também. Amar e ser correspondido é essencial para viver bem. Seja um companheiro, um amigo ou família.
  • Realizar pelo menos uma atividade que te dê prazer. Vale qualquer coisa…o importante é ter momentos de pequenos prazeres no dia a dia.
  • Ter um bom relacionamento consigo mesmo. Parece loucura, mas acho importantissimo o auto-conhecimento, se perceber, gostar de si, elogiar, acalentar. A gente se procupa tanto com os outros que acaba se deixando de lado e adoecendo.
  • Respeito. Em tudo. Todo mundo respeitar o espaço, o meio ambiente, as outras pessoas, a si próprio. Respeitar e ser respeitado é algo essencial.
  • Movimento. Mudanças, evoluções, exercícios. Não sair do lugar nunca adoece, cria teia, enferruja.

E pra você, o que é essencial?


"O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração" 
Antoine de Saint-Exupéry

You Might Also Like

2 comentários

  1. Alice, vale tudo, principalmente pensar fora da caixa, e isso sei que você faz muito bem! Escrevi o meu post ontem, e escolhi objetos, pois já havia falado sobre coisas essenciais noutro post. É muito bom pensar sobre mesmo. Se vc não leu, acho que vai gostar da minha lista top10. http://www.transformandoespacos.com/2017/03/10-coisas-essenciais-em-minha-vida.html Bjcas, e mais uma vez obrigada por estar comigo nessa!

    ResponderExcluir

Faça parte da minha lista!