Eu não quero viver só no presente.

05:00


"Aproveite o hoje,se esqueça do passado e não planeje o futuro, porque o futuro pode não chegar e o passado não volta." Autor desconhecido.

Procurei em toda parte fontes confiáveis sobre quem disse isso, mas não encontrei. Comenta aqui se souber. De qualquer forma todos nós já escutamos variações de frases como essa que nos motivam a viver apenas o presente e esquecer de todo o resto.

Eu confesso que fiquei tentando fazer isso, mas minha mente organizada não conseguiu então eu resolvi pensar e procurar outras visões sobre o tema. Parece que até Buda disse algo desse tipo: "
“Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."

Achei meio fora de contexto e fui mais fundo e encontrei o seguinte trecho de um site de estudos budistas que diz:
"Quando pensamos sobre o passado, sentimentos de lamentos ou vergonha podem surgir. Quando pensamos sobre o futuro, sentimentos de desejo ou medo podem vir a tona. Mas todos os sentimentos surgem no momento presente e todos eles afetam o momento presente. A maioria do tempo, seu efeito não contribui para nossa felicidade ou alegria. Temos que aprender como encarar estes sentimentos. A principal coisa que precisamos lembrar é que o passado e o futuro estão ambos no presente e se tomarmos conta do momento presente então também transformaremos o passado e o futuro."

Agora sim, fez mais sentido. Acho que viver só em um dos 3 tempos é um perigo, qualquer que seja o tempo, inclusive o presente. Eu quero saber viver os três tempos com harmonia, com a mente e a vida em ordem. O passado é importante para avaliarmos o que funciona e melhorar. O futuro é onde estão nossas metas e sonhos além das coisas que precisamos fazer. E o presente é o que faz tudo isso existir. A vida é feita de presentes, dia a dia. Essas frases todas chamam atenção para o problema de não viver o presente que parece ser o mal do nosso tempo. Nisso eu concordo. Mas só isso não é o suficiente. É preciso equilíbrio. Aprender com os erros. Planejar para evitá-los e saber lidar com o que vier.

Cuidado com o que você escuta por aí. Pesque o melhor, avalie e traduza para a sua realidade.


Passado, presente e futuro. A chave é o equilibrio. E a organização permeia isso.

You Might Also Like

4 comentários

Sou associada ANPOP