O que é preciso para manter o currículo organizado?

05:00


Em tempos de crise é bom manter o currículo sempre em ordem, não é verdade? Um bom currículo pode abrir portas e vale para empregados e empreendedores (nesse caso ele vai se parecer mais com um portifólio).

Pensando nisso, listei abaixo algumas dicas práticas para manter o currículo organizado sem muito stress.

  • Crie o hábito de documentar suas conquistas. Fez um curso novo? Registre. Mudou a função na empresa? Registre. Participou de um projeto complexo? Registre. Atendeu um cliente importante e relevante? Registre. A gente fixa nos problemas e dificuldades mas não costuma celebrar as conquistas, por isso, na hora que precisa atualizar o currículo ele tá lá, pobre e desatualizado e a gente já não lembra o que fez.
  • Mantenha todos os seus documentos em um único local. Pode ser numa pasta sanfonada ou em um arquivo de pastas suspensas, como você preferir. Mas tenha um local determinado para guardar seus certificados, diplomas, qualquer comprovação oficial de sua experiência e feitos. Aproveita e guarda também numa outra pasta seus documentos como carteira de trabalho, número do PIS, passaporte, certidões, título de eleitor, CPF e tudo mais que não precise andar com o original na carteira.
  • Atualize anualmente, precisando ou não. Mesmo que você esteja empregado e não precise distribuí-lo por ai, mantenha o hábito de atualizar seu currículo todo ano atualizado. Pense como um momento de revisar o que fez e suas conquistas. Assim quando precisar dele (lembre-se que as vezes a própria empresa precisa do seu currículo para propostas e licitações) não vai perder tanto tempo atualizando.
  • Categorização e setorização também são importantes aqui. Na organização do currículo também é preciso pensar em cateogrização e setorização. Agrupe as informações relacionadas, defina seu critério de disposição da informação. A ordem cronológica é importante pois conta a sua história, mas voce pode dividí-la em blocos referentes as funções que você desempenhou por exemplo. Só precisa fazer sentido e ter lógica para quem estiver lendo.
  • Antes de enviar o currículo pense no seu objetivo. Você pode ter um currículo diferente para cada objetivo ou tipo de empresa ou vaga que for se candidatar. Eu tenho um currículo com a minha experiência com TI e gerente de projetos e um outro com minha formação e dados de profissional de organização, por exemplo. Uma época que eu trabalhava mais com a parte de desenvolvimento de sistemas eu tinha minhas experiências dessa área, que agora que não são mais do meu interesse já não fazem parte do meu curriculo. Por isso mantenho versões diferentes para objetivos diferentes. Não é porque você fez aquele curso que você precisa incluir no currículo. Só inclua se for relevante.

E lembre-se: um curriculo bem feito deve valorizar as suas qualidades e talentos mas nunca, nunca, deve aumentar (nem precisa falar que não vale mentir né?). Pense num layout bonito, mas não exagerado. E se coloque no lugar de quem está avaliando. O que faria essa empresa te contratar? Que diferenciais você tem? Deixe isso sempre claro.

Um currículo organizado pode ser a diferença no seu futuro profissional. A organização está em toda parte.
Use-a a seu favor.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP