Objetivos: Expectativa X Realidade

05:00


As propagandas de Natal já estão por todo lado e aos poucos o clima de final de ano começa a tomar conta. Junto com ele, começamos a pensar nas nossas metas e resoluções para o próximo ano, não é verdade? Porque será que escolhemos definir nossos objetivos nesse período do ano? E mais ainda, porque será que esse momento de motivação e expectativas nem sempre se realiza no decorrer do ano?

Essa semana eu vi um vídeo (até postei o link no facebook) que sugere que essa época do ano é particularmente significativa em relação a traçar objetivos pois é um momento associado a auto-reflexão. É o fim de um ano, início de um novo. Um momento em que a gente se depara ao mesmo tempo com o passado, revisando nossas ações e aprendendo com elas e olha para o futuro com expectativa. Nesse momento a gente pensa mais sobre nós mesmos, nossas forças e fraquezas e tem uma visão mais clara de nossas prioridades. Estudos dizem inclusive que pessoas que estabelecem objetivos nesse período tem 10x mais sucesso do que as que o fazem em outro momento do ano.  É por isso que eu digo que o auto-conhecimento é o segredo para a organização.

(Quer conhecer alguns exemplos práticos de como o auto-conhecimento pode te ajudar a se organizar melhor? Então da uma olhada nesse post aqui.)

Com isso matamos a primeira questão. Definir objetivos nesse período é mais efetivo, justamente por ser um momento em que estamos mais reflexivos a respeito de nós mesmos e das coisas ao nosso redor. Mas porque será que mesmo os objetivos definidos no clima de final de ano nem sempre se tornam realidade? Os mesmos estudos citados acima afirmam que apenas 46% das pessoas continuam motivadas em relação aos objetivos nos 6 meses seguintes a virada de ano.

Usualmente, objetivos costumam estar associados a desejos e sonhos e apontam uma direção. Mas nem sempre eles estão associados a suas necessidades reais mais profundas. O que significa que nem sempre você está disposto a priorizar as ações necessárias para alcançar os seus objetivos.

O que então você pode fazer para garantir que suas expectativas se tornem realidade? Listei aqui algumas dicas que podem te ajudar:

  • Aproveitar os momentos de motivação para se preparar para os momentos em que faltam motivação. Existirão dias melhores e dias piores, isso é fato. O importante é você conseguir se antecipar aos momentos de preguiças com estratégias para contorna-la. Facilitar o acesso a suas roupas de academia deixando uma bolsa no carro pode te ajudar a alcançar seu objetivo de se exercitar mais e levar uma vida mais saudável.
  • Melhore os seus hábitos aos poucos. Cumprir um objetivo tem rerlação direta com mudança de hábitos ou aquisição de novos hábitos. Conforme você for sentindo os benefícios e reflexos desses novos hábitos, manter-se no seu objetivo vai ficando mais fácil.
  • Leve a sério. Encare como um trabalho, como uma necessidade. Quando você associa seu objetivo a uma necessidade você para de questionar as ações que o levam a conquistá-lo. Por mais chato que seja, você saberá que precisa concluir.
  • Use recompensas. Sabe quando os treinadores de animais dão um biscoitinho ou ração toda vez que eles fazem algo certo? Pois é, faça o mesmo com você. ;)

Espero ter te ajudado. Compartilha com um amigo que está precisando de ajuda para conquistar um objetivo e comenta aqui embaixo quais são as maiores dificuldades que você percebe ao tentar cumprir seus objetivos.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP