Tempo e dinheiro

05:00

A gente escuta o tempo todo que tempo é dinheiro, mas você sabe quanto dinheiro o seu tempo vale?
Vou te ensinar a fazer uma conta simples para você idenficiar qual o valor de uma hora do seu tempo: some o total de dinheiro que você recebe no mês e divida pelo total de horas que você gasta trabalhando para receber esse salário.
Se seu salário é de 1680 reais e você trabalha 8 horas por dia 21 dias no mês, então sua hora vale 10 reais. A gente não costuma fazer essa conta, mas sabendo o valor da sua hora você consegue medir e comparar melhor o valor das coisas. Você poderá pesar o valor das coisas que você compra por exemplo comparando ao esforço que você precisa fazer para receber esse dinheiro. Por exemplo, você viu uma sandália linda que custa 80 reais…sabendo que para comprar essa sandália você precisou trabalhar um dia inteiro de 8h com certeza você vai pensar um pouco melhor não é verdade?

Agora eu quero aproveitar esse raciocínio para te fazer pensar um pouco melhor sobre a relação da gestão do seu tempo com o dinheiro. Pense agora no tempo que você gasta por causa da desorganização. Acha que sua desorganização não te faz perder tempo? Tem certeza? Você nunca gastou tempo procurando por documentos importantes perdidos ou roupas num armário revirado? Ou tendo que ir em cima da hora no supermercado pois esqueceu de comprar na ida semanal aquele ingrediente para o jantar que ia preparar? Ou ainda tendo que voltar em casa ao perceber que trocou de bolsa e esqueceu a carteira ou o pen drive com o material de uma reunião importante?

Esses tempinhos diluídos em um dia podem parecer bobagem, mas representam bastante. Vamos supor que você gaste 6 minutos por dia procurando por coisas no meio da sua bagunça. Pouco né? 6 minutos são 10% de uma hora então se sua hora custa 10 reais você está perdendo 1 real apenas por dia. Acha pouco? E se você pensar em um ano? 365 reais ainda é pouco para você?

Isso porque eu fui boazinha, capaz de você ganhar mais que 10 reais por hora e de gastar mais que 6 minutos por dia procurando por coisas por aí não é? ;) Desculpe o choque de realidade, mas é que é importante mesmo que você perceba a relação entre o tempo e o dinheiro para que possa tomar suas decisões e priorizar as suas ações. Você pode continuar decidindo se manter com a sua bagunça diária, a escolha é sua. Mas precisa saber quais as consequencias dessa decisão.


E ai, quer parar de perder tempo e dinheiro e aprender a organizar a sua vida? Fala comigo! ;)

E que tal saber mais sobre produtividade e gestão da informação? Dá uma olhada no meu e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP