Se organizando para acompanhar os Jogos Olimpicos

05:00


Ontem foi a abertura oficial dos jogos olímpicos. No Brasil pela primeira vez, a expectativa é grande para os amantes do esporte.
E, seja de casa acompanhando pela TV ou seja presencialmente aqui no Rio de Janeiro, é preciso se organizar para conseguir ver tudo. Eu separei algumas dicas para essas duas situações:

De casa

São tantas modalidades acontecendo em paralelo que só se organizando com antecedência para conseguir acompanhar.
A primeira coisa a fazer é definir que esportes você vai querer acompanhar.  São 42 modalidades esportivas e cada uma tem uma característica diferente. Você pode não gostar de todas ou não ter paciência para acompanhar as etapas classificatórias de algumas delas e preferir acompanhar somente as semifinais e finais. Se você está por fora do que existe e quer conhecer um pouco mais dos esportes, no siteoficial dos jogos tem uma descrição detalhada de cada um com imagens e explicação sobre os termos técnicos. Muito legal.
Agora que você já conhece os esportes que estão participando, é importante verificar os horários das transmissões. A Globo é a emissora brasileira oficial e no site dá para ver toda a programação e quando as competições envolvem brigas por medalhas. Existem aplicativos tanto da Globo quanto do site oficial que você pode configurar para os seus esportes favoritos, o que em termos de organização é uma ferramenta excelente para não perder nenhum lance. Se você tiver interesses acontecendo simultaneamente, pode optar por gravar, ou acompanhar a reprise em outros canais por exemplo. Os noticiários também costumam dar um resumo do dia.

Ao vivo

Para assistir presencialmente os ingressos foram vendidos antecipadamente e algumas modalidades já estão esgotadas. Para outras é possível verificar no site oficial se ainda existem ingressos e onde eles estão sendo vendidos. Existe também o site de revenda em que pessoas que compraram os ingressos e desistiram colocam a venda.  Eu vou assistir hoje ao Judô e Vôlei de praia e amanhã vou ver as competições de remo.
Com os ingressos em mãos é importante pensar em algumas coisinhas para dar tudo certo:
  • Deslocamento: que transporte vai utilizar para chegar aos eventos? O Rio é uma cidade grande e os eventos acontecem em pontos diferentes da cidade, por isso é importante se localizar direitinho. O mais indicado é utilizar o transporte público pois algumas vias estarão bloqueadas e acaba sendo mais seguro. Para utilizar o transporte público é preciso adquirir os Rio Cards oficiais dos jogos. São bilhetes que dão direito a utilização do transporte nos dias de evento. É um cartão para cada dia de uso e o custo é de R$25,00. O cartão vale para metrô, trem, ônibus comuns e BRT, e começa a valer no momento do primeiro embarque. Existem locais específicos para venda e você pode conferir no site.
  • Horários: Verifique os locais dos jogos que você possui ingresso e os horários dos mesmos. Veja também a logística para o deslocamento de um local para o outro e se organize para conseguir dar tempo de chegar onde precisa.
  • Alimentação: Existirá venda de bebidas e comidas nos locais dos eventos mas daquele jeito que a gente sabe, preços bem salgados. Eles estão liberando a entrada de comidas desde que em embalagem lacrada original. Bebidas não são permitidas.
  • O que levar: depende bastante, mas o básico é documentação, ingressos, cartão de transporte, alimentação, dinheiro (cartão acho que só aceitam visa que é o patrocinador oficial), um guia com sua programação, celular, máquina para fotos (não pode entrar com pau de selfie, ok?). Eu gosto de sugerir lenços humedecidos para limpar qualquer coisa e protetor solar para os eventos ao ar livre.
  • O que vestir: roupas leves, né? Se inspire nos esportes e vá de tênis, camisetas, bermudas. Tudo bem a vontade e confortável pois você vai precisar andar bastante, ficar em filas, é muita gente, calor, já sabe né?
  • Segurança: Fique bem ligado com os seus pertences, não desgrude das crianças (sempre bom colocar pulseirinhas com os dados para contato caso se percam), e de olho no ambiente ao redor. Caso veja movimentações suspeitas e correria, se afaste. Em eventos desse porte existe sempre o risco de atentados e qualquer briga pode virar uma grande confusão por conta do volume de pessoas.

No mais, se divirta e torça para os atletas brasileiros! É hora também de valorizar todo o esforço na organização de um evento desse porte no nosso país. Imagina a quantidade de planejamento e organização que foram necessários para fazer isso acontecer? Os noticiários têm mostrado um pouco dos bastidores e eu fico ligada nos detalhes. Credenciamento, logística, voluntários, atletas, comissões, equipamentos, som, iluminação. Muita coisa envolvida. Viva a organização!


Que tal acompanhar o clima dos jogos para fazer uma gincana de organização ai na sua casa? Semana passada eu enviei uma brincadeira por e-mail para os assinantes da minha newsletter, se inscreve também que terça feira eu mando o link novamente para você baixar.

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!