Criatividade, reaproveitamento e organização

05:00

Em homenagem ao dia mundial do meio ambiente que é amanhã (05/06), hoje quero falar sobre reaproveitamento de objetos.
Logo que criei a Avesso do Caos fiquei pensando em uma forma de mostrar para as pessoas que o momento do descarte é na verdade uma oportunidade. O descarte costuma ser um dos momentos mais difíceis do processo de organização mas é o mais importante para que ele funcione. Eu acredito que uma maneira de fazer isso seria mostrando que os objetos descartados além de reaproveitados poderiam ser utilizados na própria organização. Uma espécie de retro-alimentação positiva, um caminho para a sustentabilidade. 
Foi com isso em mente que criei a série de posts semanais #NovosUsosAntigosObjetos onde compilo uma série de imagens de objetos comuns com novos usos através da reciclagem. 
A ideia desse post é explicar um pouco mais como tudo isso pode funcionar.
  • Como identificar o que pode ser reaproveitado? Para fazer um melhor uso do descarte é importante exercitar um olhar criativo com relação aos objetos e abrir a mente para as inúmeras possibilidades. Tente pensar: se eu não pudesse jogar os objetos fora e fosse obrigado a viver apenas com o que eu já tenho em casa, que outra utilidade eu poderia dar a esse objeto?  Sabe aqueles filmes de viajantes perdidos que tem que sobreviver com o que encontram até a ajuda chegar? Tipo isso.
  • Tudo pode ser reaproveitado? Não,  nem tudo. Alguns objetos danificados podem representar um risco e alguns materiais podem já ter ultrapassado sua vida útil. Alimentos também não entram nessa brincadeira, combinado? Mas suas embalagens com certeza podem ser úteis. 
  • E se eu não for criativo e não tiver nenhuma inspiração? Eu duvido, todo mundo é criativo,  é só se dar uma chance. Mas em todo caso, da uma olhada na Internet,  ela tem muita coisa legal. É de onde eu tiro a maioria das fotos para o post, por sinal.
  • E se eu tiver a ideia mas não souber como colocar em prática? A Internet pode te ajudar nisso também. Ou você pode procurar artesãs que trabalham com material reciclado e oferecer algum tipo de permuta uma vez que você vai dar o material e a ideia.
Resumindo, não tem desculpa. Faz bem pra você (que se for do tipo apegado vai dar uma nova utilidade para objetos que não estavam sendo utilizados) e faz bem para o planeta (pois vai estar reduzindo o volume de resíduos e minimizando o consumo). 
Viva a criatividade! Viva o reaproveitamento! Viva a organização!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP