Organizando as férias

05:00

Trabalhamos o ano inteiro e eis que finalmente as férias vem chegando. Maravilha, não é? Mas pra aproveitar as férias com tranquilidade, como tudo nessa vida, é interessante se planejar e se organizar para ela. Afinal, os dias passam voando e você precisa aproveitar!

Acho que a primeira coisa que você precisa se perguntar é: qual o seu objetivo com as férias? Porque férias pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Para uns pode ser um tempo para relaxar, ficar em casa ouvindo música, lendo livros e dormindo o dia todo. Para outros pode ser explorar um novo país ou uma nova cidade. Para outros pode ser um tempo para turistar na sua própria cidade. E outros ainda podem escolher se dedicar a um hobbie ou mesmo um trabalho alternativo ou empreendimento novo. Pense direitinho em qual o seu objetivo para não se frustar. Se você vai tirar férias em família, é importante que todos compartilhem suas expectativas para conciliar ao máximo os objetivos. Tenham em mente que pode ser necessário ceder para atender ao bem comum. Pensem que estar juntos pode ser o objetivo principal e então incluam os demais objetivos na programação.

Uma vez decidido qual o seu objetivo principal, detalhe as atividades que você gostaria de realizar para cumprir esse objetivo. Não precisa detalhar profundamente e é importante deixar espaço pro improviso (vai que surge aquela oportunidade, aquele seu cantor favorito resolve fazer um show especial bem naquela semana que você planejou ficar em casa assistindo filme por exemplo, não adianta ser radical). A ideia não é ser perfeito, é ser agradável e te deixar feliz. O planejamento só vai te focar no que realmente importa pra você.

É importante também levantar quais as restrições e que recursos vai precisar para garantir a realização do seu objetivo. Isso inclui dinheiro, transporte, objetos, compras, alimentação, vestuário.  Por exemplo, nós vamos passar uns dias na fazenda nas próximas férias e teremos que providenciar bastante repelente e botas de plástico/galochas que não são coisas que costumamos. Além da fazenda, vamos emendar com praia, então a mala vai ter que ser versátil para atender aos dois ambientes. Isso muda completamente as peças que vamos precisar levar e a programação vai ser bem eclética, perceberam?


No mais, é aproveitar tudo ao máximo, do seu jeito. Tirar as preocupações da cabeça e se preparar para mais alguns meses de trabalho, agora revigorado e tranquilo! Boas férias!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP