Organizando a mesa de Natal

05:00

Hoje o post é #NatalAvessodoCaos com algumas dicas e inspirações para a sua mesa de Natal. Minha sugestão é: Inove! Não precisa ser a noite, não precisa ser na mesa da sala, não precisa ter peru, não precisa ter presente caro com embalagem cara, não precisa comprar enfeites novos. A gente só precisa de amor, criatividade e organização para fazer um natal feliz. 
Então, bora organizar uma mesa linda para celebrar a família e a amizade?

Pra começo de conversa você precisa levar em consideração os seguintes critérios:
  • Espaço: o tamanho da sua mesa, a disposição do ambiente, a iluminação e ventilação. O espaço afeta a quantidade de convidados, a decoração e o horário do evento.
  • Convidados: idade, restrições alimentares, quantidade. Afeta a escolha do espaço e o cardápio.
  • Orçamento: quanto você pode e está disposto a gastar. Interfere no cardápio e na decoração.
  • Horário: disponibilidade para o evento e gosto pessoal, afinal super vale fugir do obvio. Interfere no cardápio e na escolha do espaço.

Com base nas suas definições com relação aos critérios acima, é hora de planejar a mesa propriamente dita.
  • Defina o tipo de serviço. Você sabia que existem diversos tipos de serviço? O francês (garçom apresenta o prato para cada convidado se servir a mesa), o inglês (o garçom serve o prato dos convidados), o americano (buffet com todos os utensílios e guarnições em que o convidado se serve a vontade e então se senta) e o brasileiro (os pratos ficam a mesa e os convidados se servem passando os pratos quando necessário)? 
  • Atente para a disposição dos utensílios. Existem algumas regrinhas de etiqueta que podem ajudar nessa hora. Hoje em dia muita coisa já se perdeu na coloquialidade, mas eu sou a favor de seguir a boa etiqueta a mesa. Acho bonito, organizado e prático. Minha vó me ensinou e eu sou super a favor. A figura abaixo é do Love Shoes Blog e explica bem legal (a imagem de capa do Tabletips que eu cito abaixo também tem a disposição dos utensílios).
  • Se inspire para a decoração: não dá para dar desculpa de que não tem criatividade para montar uma mesa bacana na era da internet! Tem muita coisa linda por ai. Quer uma sugestão? O blog Tabletips da minha amiga diva das mesas Bela. Se você procurar pela tag "mesas de natal" no menu a direita vai achar coisas lindas como:

No blog você ainda acha dicas DYI para fazer porta guardanapos e inspirações usando feltro, juta e outras coisinhas para aguçar a criatividade. Vale a navegação sempre que ela ta sempre postando novidades e inspirações!

Mais importante do que tudo isso é que seja alegre, que tenha aquela baguncinha gostosa, que você curta e compartilhe com os amigos e a família. Organize-se para que sobre tempo para viver o que realmente importa! Bom Natal!!

You Might Also Like

1 comentários

Sou associada ANPOP