Organizando e revisando metas e planos

05:00

É sempre assim, um ano acaba, outro desponta e as esperanças se renovam. A vibração de mudança, confraternização e amor dá aquele ânimo e as ideias fervilham. Mil planos e metas para o ano que vem chegando. 

Mas quantas vezes você revisa essas metas durante o ano? Mesmo que no final do ano, você pega a sua listinha com os planos e metas para o ano que passou e repassa analisando o que fez? 

Eu e meu marido fazemos isso todo ano desde que nos conhecemos. E a experiência é ótima.Primeiro porque a gente compartilha, se compromete junto a ajudar um ao outro. E segundo porque se organiza, traça estratégias, define prazos, ou seja, se organiza para o ano que vai começar. 
Confesso que não revisamos com a periodicidade que gostaríamos. Mas a lista fica lá, pertinho, e vamos lembrando um ao outro durante o ano. Minha proposta aqui é que você faça o mesmo. Vamos lá?
  • Pegue a sua lista de coisas a fazer em 2015 e leia novamente. Marque tudo o que você fez com um X.
  • Para as coisas marcadas, relembre os momentos, liste os pontos positivos e o que poderia ter feito diferente. Que lição você pode tirar da sua experiência com esse ponto esse ano?
  • Para o que não foi marcado tente identificar o motivo principal. Mas vá além de desculpas como "falta de tempo" ou "crise". Porque aquele item não foi sua prioridade esse ano? O que foi mais importante para você? Porque o evitou?

Mesmo que você não tenha feito uma lista em 2015, aproveite esse momento para relembrar o seu ano e pensar em tudo que conquistou, os pontos positivos e a melhorar em você mesmo e na sua vida, ou, melhor ainda, no que você faz com a sua vida. Feito isso, é hora de encarar as possibilidades de 2016 e traçar desejos, planos e metas:
  • Liste tudo o que gostaria de fazer e é viável de ser feito em 2016. Você pode listar tudo que gostaria de fazer na via mesmo que daqui a 5 anos, mas essa é outra lista. Veja o que desse desejo a longo prazo você pode começar a fazer em 2016 e é isso que você vai listar aqui.
  • Tente ser detalhista. Troque "Viajar mais" por "conhecer pelo menos dois lugares novos", por exemplo.
  • Não faça metas que dependam exclusivamente de outras pessoas. Só é uma meta pessoal se só depende de você a realização.
  • Planeje momentos durante o ano de 2016 para acompanhar a realização da sua lista. Marque na agenda. Uma boa dica é criar um lembrete com a sua lista que apareça no seu smartphone mensalmente, por exemplo. 

Mas também, abra espaço para o improviso! Deixe a vida te surpreender, mas na medida certa. Agora me conta, você costuma fazer uma lista com seus desejos e planos para o ano que vai começar? E revisa essa lista para ver o que foi feito quando o ano termina? Deixa seu comentário aqui.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não tinha costume de fazer estas listas de resoluções. Nos últimos dois anos, fiz a lista, virei as costas para ela e só voltei a vê-la no início do ano seguinte, quando ia fazer a lista nova. Não estava funcionando!
    Este ano resolvi fazer diferente. Decidi que ia aprender sobre como traçar objetivos e acompanhá-los ao longo do ano. Encontrei este desafio na internet 30-DAY CHALLENGE to master organization and achieve your goals (http://www.30daypush.com/). É gratuito, motivador e ao mesmo tempo "pé no chão" (é em inglês). Me inscrevi e já estou no 7o dia. Estou adorando! Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicia Lu! Me conta, o que está achando agora que já deve ter terminado? Fiquei curiosa! ;)

      Excluir

Sou associada ANPOP