O tempo e a Organização

07:50



Como está sua relação com o tempo? Você vive estressado, correndo atrás do tempo, sem conseguir administrar direito seus compromissos? Ou está se prevenindo, conseguindo se planejar e lidar bem com seus compromissos?
O stress é um dos grandes maus do mundo de hoje. Pessoas ficam doentes por não conseguirem lidar com o volume de atividades, obrigações, necessidades por todos os lados. O volume de informações aumentou consideravelmente e todos os avanços tecnológicos que iriam supostamente nos fazer economizar tempo (celulares e computadores por exemplo) parecem ser os grandes vilões sugando tudo o que temos. Esse é o paradoxo que vivemos hoje e as vezes parece impossível fazer algo para resolver isso.

Acho que o primeiro passo é identificar onde está desperdiçando seu tempo. Abaixo algumas áreas que podem te dar uma pista de por onde começar*:
  • Planejamento ruim - não listar todas as áreas e identificar todas as tarefas e compromissos, não seguir o planejado, não revisar o planejamento.
  • Foco no urgente - viver apagando os incêndios e fazer o que é urgente mas não necessariamente o que é importante.
  • Desorganização pessoal - objetos espalhados, armazenamento sem lógica, falta de estabelecimento de rotina produtiva.
  • Comunicação ruim - pouca habilidade de síntese, detalhes demais, ou de menos, precisar sempre se repetir ou ter retrabalho.
  • Dificuldade em tomar decisões - já venho falando disso por aqui. Se você não toma uma decisão ela toma seu tempo. Tem também aqueles que ficam remoendo o assunto mesmo depois da decisão tomada. É preciso tomar cuidado com isso.
  • Dificuldade em diagnosticar problemas - eles surgem do nada e se proliferam, é preciso estar atento, antecipando-os.
  • Falta de delegação - controle excessivo desnecessário. Saber seus limites, pedir ajuda e confiar nas pessoas é essencial.
  • Incapacidade de dizer não - ser amável demais pode estar te atrapalhando, deixe claros seus limites.
  • Uso inadequado de telefone - ou de computador e internet. É importante tirar proveito das ferramentas e não perder o foco.
  • Falta de prioridades - se não tem prioridade ou tudo é prioridade, como saber por onde começar? Como planejar e definir prazos para as ações?
  • Uso inadequado da "hora mais produtiva" - isso é interessante. Cada um tem um período do dia em que funciona melhor, em que é mais produtivo. E é importante usar essa hora a seu favor.
  • Perfeccionismo - esse é o que toma mais do meu tempo. Mas já aprendi que a máxima tem que ser: "o ótimo é inimigo do bom". Tentando ser perfeito, vai embora muito tempo que na maioria das vezes seria desnecessário poiso que quer que seja seria atendido com menos esforço.
  • Falta de definição de objetivos profissionais e pessoais - são eles que te ajudam a priorizar suas atividades. É o seu foco, sua motivação que deve te mover. 

Eu, particularmente, acho que só com organização esses problemas podem ser minimizados. Parece papo de vendedor, mas, pense comigo, o volume de informações não vai diminuir, a quantidade de horas no dia não vai aumentar. Então, ou você se organiza, dá um freio nisso, se planeja e encara a jornada; ou vai ser levado pela vida sem o menor controle. Eu escolho a primeira opção e faço da organização minha aliada e companheira. Não vou dizer que é fácil, mas posso dizer que é possível.
O mais importante é vontade e disciplina para mudar os hábitos!


*Na newsletter de terça-feira (20/10/2015) vou enviar um questionário para te ajudar a identificar melhor quais áreas estão "roubando" seu tempo. Se ainda não é assinante, clica no menu "Newsletter" e preenche o formulário com seu e-mail. Ainda baixa free um calendário do mês para se planejar melhor. Mas não esquece de adicionar o endereço aos contatos seguros e se tem gmail garante que eles não vão cair em outra aba diferente da principal, para não perder nada, combinado?

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2 comentários

  1. Organização é tudo na vida! Vivemos num mundo globalizado onde a informação sintoniza tudo e todos. Saber gerenciar sua agenda torna seu tempo muito mais produtivo e eficaz.

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