Organizando o banheiro

06:00


Hoje vamos falar do banheiro. Que itens você guarda lá? Toalhas, escova, pasta de dente, shampoo, condicionador, sabonete, papel higiênico? Ou seu espaço é pequeno e você precisa usar o banheiro para lavar roupa por exemplo? Ou para guardar coisas? Você tem um banheiro só para você ou você compartilha um banheiro com toda a família?
Independente do seu caso, as dicas abaixo vão te ajudar a manter esse ambiente organizado como deve ser:
  • Aproveite todos os cantinhos possíveis. Por maior que seu banheiro seja ele não é lá tão espaçoso assim né? Então abuse de todo o cantinho que tiver. Instale prateleiras, ganchos e porta-trecos para aumentar o espaço de armazenamento. Uma parede imantada pode ser util para grampos, pinças, tesourinha. Vale também usar a criatividade aproveitando o espaço em cima da porta e atrás da porta por exemplo para armazenamento extra. Ou mesmo abusar da marcenaria para criar moveis que caibam no seu espaço, adaptados e personalizados para o seu uso.
  • Cuidado com a humidade. O banheiro é um ambiente muito húmido, muita água por todos os lados. Por isso, é preciso tomar cuidado com os materiais usados aqui. Prefira os impermeáveis, evite os que enferrujam ou favorecem a proliferação de fungos (eles adoram humidade). Caso tenha que manter objetos mais sensíveis no ambiente deixe-os dentro de caixas em armários fechados.
  • Setorize: defina um lugar para cada coisa. Perto da pia deve ficar o que você precisa usar quando está na pia como escova e pasta de dente em uso e sabonete para lavar as mãos, por exemplo. Já próximo ao vaso sanitário, coloque o papel higiênico, absorventes extra, revistas (tem gente que gosta de aproveitar, né?). Enfim, vá setorizando de acordo com o uso para tornar mais prático o seu dia-a-dia.
  • Padronize as cores. Em ambientes pequenos como o banheiro é importante criar um padrão de cores para evitar a confusão visual que passa uma sensação de bagunça, ainda que tudo esteja em seu devido lugar. As cores das toalhas e pisos devem seguir um padrão e combinar com os demais itens de decoração. Cores clássicas não têm erro, abuse delas pois combinam com tudo. Deixe para ousar nos detalhes.
  • Se o banheiro é usado por mais de uma pessoa, defina espaços para cada um e separe os itens por dono. Lá em casa as toalhas do meu marido tem o tom mais escuro que as minhas e as da minha filha tem motivos infantis. Postei no Instagram essa semana também uma boa ideia de separar os materiais de uso constante de cada um em cestos diferentes em cima do armário. Enfim, o importante é que você defina o seu critério e que este esteja claro para todos que usam o espaço.
  • Ao invés de espalhar os objetos pela bancada da pia, coloque-os em potinhos, bandejas e caixas. Facilita o transporte na hora de limpar e da um aspecto de organização. Você poder ter uma caixa para os cremes do rosto, outra para os itens de cabelo, outra para cuidados com o sol, por exemplo.
  • Evite deixar objetos no chão. Principalmente no box. Eles ficarão molhados e a probabilidade de que acumulem limo é grande. Use nichos, organizadores com ventosas, prateleiras e ganchos para dispor os objetos.
  • Com crianças e idosos é importante ter tapetes antiderrapante no box e barras de segurança se possível para evitar acidentes.
  • Se é necessário dividir o espaço do banheiro com a máquina de lavar (em alguns prédios antigos aqui no rio é muito comum e aqui em casa é assim infelizmente), separe um cantinho para ela, use uma capa para que não tumultue o ambiente e deixe os itens de lavar a roupa em cestos organizadores em prateleiras próximas para facilitar o uso. Nesse caso mantenha o cesto de roupa suja no banheiro proximo a máquina também.
  • Sujou, Limpe. Terminou de usar, guarde. Abriu, feche. Em um banheiro compartilhado essas regrinhas de convivência são essenciais. Ninguém gosta de chegar no banheiro e ver a pia cheia de cabelo ou a pasta de dente sem tampa, não é verdade? 

Se você não tem armários no banheiro e não pode/ quer gastar comprando um, você pode usar outras estratégias como nichos, caixotes, cestos e caixas organizadoras. Foi assim que eu fiz no meu. Empilhei caixas transparentes cada uma com um objetivo: estoque, cremes de tratamento (uso menos frequente)

You Might Also Like

2 comentários

  1. oi Alice,
    gostei do post, o maior problema que tenho é com o banheiro. A idéia das caixas organizadoras é muito boa! Vou adotar! beijo

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP