Organização do Hall de entrada

06:00


A entrada de casa deve ser cuidada com bastante carinho, afinal a primeira impressão é a que fica né? Mas não adianta ser bonito e não ser funcional, então hoje vou falar sobre uma ideia muito legal que é uma prática muito comum nos Estados Unidos e que agora está começando a aparecer por aqui. É a criação de uma estação de controle/organização da casa. Separar um cantinho da casa, e a minha sugestão é ser logo no hall de entrada, para concentrar os itens que você precisa descarregar logo que chega e vai precisar quando for sair como: chaves, bolsa, carteira, guarda-chuva, correspondência. Mas lá fora também é usado para já concentrar a rotina da casa, as tarefas de cada um e um calendário com os compromissos de todos.

Ta bom, mas qual o benefício de usar esse espaço para organização?
Eu diria que é facilitar a sua rotina. Concentrando tudo em um mesmo local é mais prático e fica mais difícil se perder. Só não adianta de nada se você não criar o hábito de deixar as coisas lá nesse cantinho e depois lembrar de passar por la quando precisar delas.

Como fazer?
Como sua criatividade, gosto e senso estético mandar! É sua casa, então tem que ser bonito, prático e funcional para você! Tem ideias ótimas na internet que você pode se inspirar, coloquei algumas aqui embaixo. Só te peço uma coisa: tem que ser organizado! Não adianta colocar uma bandeja em cima do aparador do hall de entrada e despejar tudo lá sem a menor lógica, porque depois você vai continuar tendo dificuldade de achar as coisas, catando no meio da mistura de mil coisinhas.
Algumas sugestões:
  • Porta-chaves em ganchinhos na parede para liberar espaço
  • Aproveitar um móvel que você já tenha (uma estante, um aparador, uma mesinha)
  • Instalar ganchos para as bolsas
  • Colocar caixinhas para diversos usos como: Porta moedas, porta carteira e documentos, porta correspondências (uma para cada e etiquetada para facilitar a identificação)
  • Defina critério: um espaço para cada membro da família ou um espaço para chaves, outro para bolsas, outro para miudezas, outro para correspondência? Você define como funciona melhor para sua família.
  • Aproveitar para separar um espaço para os sapatos logo que chegam da rua (depois é preciso limpá-los e guarda-los no móvel próprio para isso ok? Aqui é o local temporário deles)
  • Fazer um mix com objetos decorativos para embelezar e estimular o uso

Como eu fiz?
Eu particularmente não gosto da ideia de controlar a rotina e o calendário da família no hall de entrada pois acho que expõe muito a vida da família para qualquer pessoa que entra em casa. Então no hall de entrada eu mantenho um centro de controle para acomodar e concentrar as coisas de quando chegamos logo em casa e vamos precisar na hora de sair. Tenho porta-chaves, porta correspondências, cestos para miudezas, ganchos para bolsas e guarda-chuvas e ainda um porta revisteiro. Gosto de manter também bloquinho e canetas para anotar algum recado ou para quando o entregador pede pra você assinar o recebimento da encomenda e você não ter que sair catando uma pela casa. Tem um tapete também para deixar os sapatos. É como se fosse uma grande estação temporária para definir o que de fato entra em casa e como.
Já calendário de atividades da casa fica na cozinha, mais especificamente na geladeira próximo a porta de serviços que é mais reservado.

Inspirações
Algumas fotos da internet para inspirar (crédito das imagens: AboitzLand, Pinterest, Reorganizada, Cantinho da Mari):

Quer saber mais sobre como a Organização pode ser usada como uma ferramenta de bem-estar na sua vida? Baixe o Ebook Viva a Organização aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP