O Caos e a Avesso do Caos

05:00


Quando eu escolhi o nome Avesso do Caos queria fugir do clichê da organização, agregar valor usando um nome criativo e original. Sou apaixonada (e completamente suspeita) pelo nome e parece que vocês também (obrigada novamente pelos feedbacks no questionário e redes sociais). Mas e no final das contas o que está por trás desse nome? O que quero dizer com Caos? E o que seria o Avesso disso?

Eu sou de exatas (nem parece né, mas sou formada em Ciência da Computação), sempre curti Fisica (calma, não me bate! Fisica pode sim ser legal!) e na Física existe uma teoria famosa chamada Teoria do Caos e foi daí que tirei a ideia do nome. Não sei o que vocês conhecem e não pretendo entrar em detalhes, mas em linhas gerais ela fala sobre o fato de que uma pequena mudança em um evento qualquer pode acarretar grandes mudanças no futuro. Ela ficou famosa com o filme Efeito borboleta, lembram ("O bater de asas de uma borboleta pode provocar um tufão do outro lado do mundo")? Enfim, ela trás explicações para alguns fenômenos não previsíveis e identifica um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado, dentro de uma aparente casualidade.

Ou seja, o caos é organizado. Ou melhor, existe organização no Caos, só precisamos encontrá-la. Precisamos conhecer melhor o nosso caos para entender o seu funcionamento e então virá-lo do avesso com cuidado e carinho, encontrando sua organização, seu funcionamento.
Tem uma historia que atribuem a Michelangelo que é uma boa metáfora para o que estou falando. Diz a lenda que perguntaram a Michelangelo de onde ele tirou o molde, a inspiração para esculpir a estátua de Davi, no ele respondeu: Davi sempre esteve ali no mármore, só fiz retirar tudo que não era Davi. E eu acredito nisso. A organização está em cada um de nós e é um habito que podemos desenvolver. Só precisamos entender a dinâmica do nosso próprio Caos e através de técnicas práticas, virá-lo do avesso e atingir a organização.
 Frase de José Saramago
E se você ainda não possui essas técnicas, não consegue entender sozinho a dinâmica do seus caos ou está em um momento conturbado em que ser organizado está sendo difícil não existe nada de errado em pedir ajuda, em buscar informações a respeito. E é aí que a Avesso do Caos entra! Com dicas, materiais, inspirações, cursos, palestras, consultoria e a mão na massa para te ajudar a virar o caos do avesso em busca da organização desejada. Para tornar possível viver um dia-a-dia mais tranquilo, mais prático, mais produtivo e até mais bonito (porque não?) através da organização.

E para esclarecer de vez, avesso aqui é de virar do avesso mesmo tá? Não é de aversão! O Caos é parte do processo, é o início de tudo. Temos que abraçá-lo e impormos seu limite. Todos temos nosso caos e é importante respeita-lo sem deixar que ele tome conta de tudo.

Então, viva a Organização! Plenamente e em todos os sentidos! Viva de viver, se dedicar e internalizar como hábito e viva de dê graças, bata palmas, contemple e grite: Oba! Que bom que você existe! 

Assim sou eu, assim nasceu a Avesso do Caos!  E, não menos importante, sua frase de efeito: Viva a Organização!
Criativo, Forte, Sincero e pouco óbvio. Como vocês mesmos pontuaram. ;)

Obrigada novamente pelos retornos e comentários. É muito bom saber que tem gente aí do outro lado acompanhando e principalmente captando a mensagem, participando e criando junto. Contribuindo para um mundo mais organizado e para um sonho se tornar realidade!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP