Organizando através de listas

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Uma prática que acredito ser o primeiro passo para a organização das suas tarefas e atividades do dia a dia é o hábito de criar e manter listas. As listas possibilitam descarregar o cérebro para que ele possa se organizar melhor e focar no que realmente importa.

Na comunidade cientifica existe a crença de que o stress está diretamente relacionado a tentativa do cérebro de gerir ações em aberto. Isso porque o papel da nossa mente é o de constantemente absorver e processar informações e estímulos externos (uma conversa ao seu lado, uma música no ambiente, placas e propagandas). E se você não se concentrar e organizar o processamento, o cérebro vai usar critérios próprios, que não necessariamente são os melhores para você. Sabe quando você está no meio de uma apresentação importante e lhe vem a memória algo completamente banal como uma música, por exemplo, o que acaba afetando completamente sua linha de raciocínio?

David Allen, famoso pela metodologia GTD (Getting things done), fala que cada assunto aberto fica gerando um esforço do cérebro para processar a informação e continuar te lembrando de que existe algo pendente a ser feito. E depender do cérebro não é uma boa pois ele não é necessariamente confiável, justamente porque os critérios que ele usa para te lembrar são aleatórios. Usar um armazenamento externo como uma lista é mais confiável e te libera a mente diminuindo consequentemente o stress e a preocupação em não esquecer assuntos importantes.

Por isso, é importante manter alguma ferramenta auxiliar de registro. Vale um bloquinho de anotações, caderno ou aplicativo de celular. Hoje o que não faltam são opções! Então escolha a sua e use para anotar seus pensamentos, pendências, ações, tarefas, lista de compras, tudo que for liberar a sua mente!

Mas não fique só nisso, crie uma rotina para revisão das suas listas e processamento das informações. As listas são como suas caixas de entrada, você precisa decidir o que vai fazer com cada informação que recebe. Vai descartar? Vai delegar? Vai armazenar temporariamente aguardando uma resposta de outra pessoa? Vai executar uma ação imediatamente? Ou vai agendar uma data mais oportuna para realizá-la? Se organizando, você toma para si o controle das informações e do processamento delas e libera a mente para focar no momento presente, relaxa mais profundamente e vive mais intensamente.


E você? Qual a sua estratégia para processar as informações e não depender do seu cérebro?

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